plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
A BOLA ESTÁ COM ELAS

Clubes paraenses festejam o Dia Internacional da Mulher

Com fortes referências e grandes personalidades do sexo feminino, os clubes do Pará aproveitaram a data para deixarem suas homenagens à todas as apaixonadas por futebol.

Imagem ilustrativa da notícia Clubes paraenses festejam o Dia Internacional da Mulher camera Clube fazem homenagens ao 8 de março | Foto: Reprodução

Em quase todo o mundo, o simples fato de ser mulher é um desafio muito grande. Pouca inserção no mercado de trabalho, cargos e salários desiguais aos dos homens, poucas oportunidades, falta de respeito, violência, feminicídio, assédio, entre tantos outros problemas fazem parte da vida das mulheres até hoje.

Nesta terça-feira (8), se celebra o Dia Internacional da Mulher, e as homenagens dos clubes paraenses começaram bem cedo. Clube do Remo, Paysandu, Tuna Luso, Paragominas, Águia de Marabá, dentre outros, fizeram suas publicações nas redes sociais valorizando o público feminino, tão presente no futebol paraense.

E falando em Pará, o Estado tem sido berço de grandes talentos para o futebol dentro e fora de campo. O grande exemplo de sucesso do público no cenário paraense é a Esmac, equipe que disputa hoje a divisão de elite do futebol feminino nacional.

Já fora dos gramados, nos bastidores, quem se destaca é Graciete Maués, presidenta interina da Federação Paraense de Futebol (FPF), primeira mulher a ocupar o cargo.

Graciete fez história na Tuna e agora na FPF
📷 Graciete fez história na Tuna e agora na FPF |Foto: Luis Carlos/Ascom Tuna

LEIA TAMBÉM:

+ Esmac estreia com derrota no Brasileiro Feminino

+ Esmac está pronta para estreia nacional contra a Ferroviária

+ CBF define jogos da Esmac no Brasileiro Feminino

Mas esse protagonismo não veio de uma hora para outra. A própria legislação brasileira, no período da ditadura militar, nos anos 60, proibia mulheres de praticarem uma série de esportes, dentre eles, o futebol.

Art. 54. Às mulheres não se permitirá a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza, devendo, para este efeito, o Conselho Nacional de Desportos baixar as necessárias instruções às entidades desportivas do país" (DECRETO-LEI Nº 3.199, DE 14 DE ABRIL DE 1941).

Em 1965, o Conselho Nacional de Desportos deliberou:

2. Não é permitida a prática de lutas de qualquer natureza, futebol, futebol de salão, futebol de praia, polo-aquático, pólo, rugby, halterofilismo e baseball.

Após todo esse período, o público feminino começou a conquistar o espaço em várias modalidades. As olimpíadas do Rio de Janeiro (2016), por exemplo, registraram o maior números de mulheres na história da competição - 45% de todos os atletas.

Para Sabrina Linhares, social mídia do DOL, atleta e torcedora apaixonada pelo Clube do Remo, a busca por espaço, mesmo dentro de ambientes antes considerados masculinos, é permanente.

"Foi e continua sendo uma grande luta pelos nossos direitos. Acredito que o nosso lugar é onde quisermos, seja no esporte, na cozinha, no trânsito, no salão de beleza e por aí vai. Eu amo ir ao estádio ver meu time do coração. Adoro também arriscar no gramado, jogando vez ou outra. Eu carrego comigo, na vida, no esporte, ou seja em qualquer área", disse.

Sabrina antes de um jogo do Clube do Remo, em 2020
📷 Sabrina antes de um jogo do Clube do Remo, em 2020 |Foto: arquivo pessoal

Ao final, Sabrina ainda deixou um recado para as mulheres espalhadas pelo estado: "lute e jogue como uma garota".

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias