plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
VAMOS SUBIR, PAPÃO!

Hoje é dia de Papão! Tudo sobre Vitória x Paysandu

Começa na tarde deste domingo (21) a jornada final do Paysandu rumo ao acesso para a Segundona

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Hoje é dia de Papão! Tudo sobre Vitória x Paysandu camera Bicolores projetam duelos equilibrados a partir de agora | John Wesley/Paysandu

O Paysandu inicia, neste domingo (21), a jornada de 540 minutos que poderá lhe levar de volta à Série B do Brasileiro, competição que o clube não disputa desde 2019. O Papão estreia na segunda fase da Série C enfrentando, fora de casa, no estádio Barradão, em Salvador, na Bahia, às 16 horas, o Vitória-BA. A partida se constitui em uma espécie de revanche para os bicolores que, na fase inicial da Terceirona, caíram, por 1 a 0, diante do adversário, no mesmo local, em partida válida pela 15ª rodada. As equipes chegaram à etapa de quadrangulares do campeonato, que reúne oito clubes, divididos em dois grupos, com campanhas bem diferentes.

Veja o provável time do Paysandu para enfrentar o Vitória-BA

O Papão assegurou sua classificação de maneira tranquila, com algumas rodadas de antecedência, reunindo 57% de aproveitamento e assegurando a vice-liderança da disputa, com 33 pontos, atrás do Mirassol-SP, também com 33 pontos, mas com uma vitória a mais, primeiro critério de desempate: 10 a 9. Nas 19 rodadas, a equipe bicolor obteve nove vitórias, seis empates e sofreu quatro derrotas. Jogando como visitante, como acontece hoje, o Papão reuniu 44,4% de aproveitamento, fator que acabou fazendo a diferença para a classificação da equipe dirigida pelo técnico Márcio Fernandes.

Do outro lado, o Leão Rubro-Negro, como é apelidado o Vitória, começou a Terceirona sem nenhuma ferocidade, frequentando a zona de rebaixamento por algum tempo, chegando a ter 51,6% de chances de disputar a Série D de 2023, faltando sete rodadas para a conclusão da primeira fase. Mas, de forma surpreendente, a equipe da Boa Terra acabou imprimindo reação na competição, feito que, curiosamente, começou justamente na vitória sobre o adversário de hoje, com gol de Luidy, fechando sua participação na 7ª colocação, com 29 pontos.

FASE ZERADA

Embora as campanhas das equipes até aqui no Brasileiro sejam pra lá de diferentes, os números obtidos por Paysandu e Vitória devem ser esquecidos, levando em conta a máxima reinante entre os boleiros de que a segunda fase é um outro campeonato, quando as equipes iniciam a nova etapa zeradas e, teoricamente, com as mesmas possibilidades de chegarem aos seus objetivos, neste caso, a Série B de 2023. Cada um dos times envolvidos nos dois quadrangulares da Série C - A e B - disputarão um total de seis jogos.

Para chegar à etapa seguinte, que já garante o acesso à Segundona, a receita continua sendo a mesma da adotada na fase classificatória: fazer o dever de casa e tentar roubar pontos dos concorrentes fora de casa, o que o Paysandu tenta hoje sob previsível pressão da torcida do adversário.

Com Marlon no ataque, Papão vai em busca da vitória no Barradão
📷 Com Marlon no ataque, Papão vai em busca da vitória no Barradão |John Wesley/PSC

O RIVAL

O Vitória, da Bahia, entra em campo para enfrentar o Paysandu com sua força máxima. A equipe rubro-negra tem ao menos duas mudanças em relação à formação que bateu o Brasil de Pelotas-RS, pela 19ª rodada da fase de abertura da Série C do Brasileiro. Mas, outras alterações poderão ser processadas pelo técnico João Burse, que só anuncia a sua equipe no vestiário do Barradão. De cara são previstas as voltas do goleiro Dalton e do volante Léo Gomes, que cumpriram suspensão contra o adversário gaúcho. Eles substituem Yuri e João Pedro, respectivamente. Dinei, também livre de suspensão, fica no banco.

O Leão espera contar, mais uma vez, com o Barradão lotado, cena registrada por ocasião da partida contra o Brasil, quando um público de 28.006 torcedores ocupou as arquibancadas e cadeiras do estádio.

Assim como o treinador Burse e os jogadores, o presidente do Vitória, Fábio Mota, ressalta a importância do apoio da torcida do clube na participação do time no Brasileiro. “O Barradão voltou a ser o segredo do sucesso do clube. O segredo está na torcida, que abraçou o projeto, um projeto de reconstrução.”, afirmou o dirigente. Já no jogo contra o Papão, o torcedor já havia mostrado a sua força, com o comparecimento de 26.421 torcedores à partida. Aliás, o time baiano lidera o ranking de público na Série C, com a incrível marca de 139.375 torcedores em dez partidas, o que dá uma média de 13.938 pessoas por jogo.

ESQUEÇAM

A derrota em casa e, consequentemente, a perda da invencibilidade do time jogando na Curuzu, aparentemente, parece não ter mexido com a cabeça do técnico Márcio Fernandes e dos jogadores do Paysandu. Muito ao contrário, o tropeço, por 1 a 0, diante do Floresta-CE, no encerramento da fase classificatória, demonstram os bicolores, soou como alerta para a estreia da equipe no quadrangular da Série C do Brasileiro. O fato de o grupo ter garantido a permanência do clube na competição suavizou, sobremaneira, o resultado adverso sofrido pelo time diante de sua torcida.

“A derrota serviu para vermos que nem tudo está certo, assim como também nem tudo está errado”, assegura o volante Mikael. O goleiro Thiago Coelho segue na mesma linha de raciocínio do meio-campista, observando que o resultado frente aos cearenses serviu como alerta. “Erramos tudo o que tínhamos que errar e, independente do que aconteceu, agora vamos para o quadrangular. Um novo campeonato. Uma nova vida”, sinaliza o arqueiro, que dos 19 jogos do Papão na Série C até aqui só não participou de um por estar suspenso.

Márcio Fernandes ressalta que “a partir de agora, não temos mais o privilégio de perder”, afirma o treinador, apontando para a necessidade do time, a partir do jogo contra o Vitória, evitar reincidir nos erros. “Temos que acertar o que não está certo”, recomenda Fernandes.

Bicolores projetam duelos equilibrados a partir de agora
📷 Bicolores projetam duelos equilibrados a partir de agora |John Wesley/Paysandu

TODOS IGUAIS

Antes mesmo do encerramento da primeira fase da Série C do Brasileiro, com o Paysandu já garantido na sequência da competição, a máxima de que a segunda fase da Terceirona é outro campeonato já vinha sendo repetida pelos bicolores, como uma espécie de mantra, na Curuzu. O fato de o time ter encerrado sua participação na etapa classificatória de forma tranquila, na vice-liderança, aparentemente não criou acomodação entre os bicolores. Muito ao contrário, a julgar pelas declarações do técnico Márcio Fernandes e seus comandados.

“Agora, começa outro campeonato e vamos com tudo para cima dos caras”, anunciou o atacante Marlon, que ocupa a ponta da tabela de artilheiro da Terceirona, com dez gols. Nem mesmo a derrota (1 a 0) sofrida na última rodada da fase classificatória, dentro de casa, diante do Floresta-CE, resultado que quebrou a invencibilidade do time na Curuzu, parece ter mexido com a confiança dos bicolores. “O revés veio, infelizmente, mas na próxima fase vamos entrar mais fortes para conseguir as vitórias, principalmente dentro de casa”, prometeu Marlon.

Fernandes admite que o quadrangular, teoricamente, apresenta um grau maior de dificuldade aos seus participantes em relação à fase anterior, mas ele segue confiante no acesso do Papão ao último estágio do campeonato. “Temos que fazer o nosso melhor. Sabemos que são equipes que possuem grandes torcidas, mas o nível de concentração vai ser maior”, apontou o treinador do Papão. “A partir de agora, não temos mais o privilégio de perder. Temos que acertar o que não está certo”, salientou o técnico, após a derrota frente ao Floresta, que teve como único estrago evitar que o Papão chegasse à liderança do campeonato.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte Pará

    Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias