plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
REGIONAL NATAL

Pará é campeão das Paralimpíadas Escolares 2022

Delegação paraense venceu a competição, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, ao somar 39 pontos.

Imagem ilustrativa da notícia Pará é campeão das Paralimpíadas Escolares 2022 camera Atletas com deficiência do Pará vencem Paralimpíadas Escolares 2022. | Ale Cabral/CPB

O Estado do Pará foi anunciado como o campeão da segunda fase regional das Paralimpíadas Escolares 2022, durante cerimônia de encerramento realizada na noite desta sexta-feira, 26, no Wish Natal Resort, em Natal (RN). A primeira etapa regional da competição foi realizada em Brasília, entre os dias 9 e 12 de agosto, e teve o Estado de Minas Gerais como vencedor.

O evento contou com cerca de 300 jovens atletas com deficiência que representaram os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe e provas de atletismo, natação e bocha.

De acordo com o regulamento oficial da competição, a classificação geral das fases regionais das Paralimpíadas Escolares 2022 é definida pela soma das colocações dos Estados obtidas nas três modalidades, que obedece à uma pontuação pré-estabelecida para cada posição na tabela.

Pará venceu a competição ao somar 39 pontos e ficar à frente das delegações da Paraíba, vice-campeã da etapa com 24, e Pernambuco, que completou o pódio na terceira colocação, com 23. Ceará e Maranhão, ambos com 21 pontos, ficaram na quarta e quinta posições, respectivamente – os cearenses levaram vantagem na classificação por terem maior número de atletas inscritos, um dos critérios de desempate estabelecidos no regulamento geral da competição.

Pará conquistou o título da regional de Natal das Paralimpíadas Escolares 2022 porque teve grande desempenho nas três modalidades que fazem parte do programa da competição. A delegação paraense foi a que mais pontuou nas disputas de atletismo e bocha, sendo superada apenas nas provas de natação por Sergipe.

Pará é campeão das Paralimpíadas Escolares 2022
📷 |Ale Cabral/CPB

"Gostaria de agradecer em particular ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte por nos recepcionarem com tanto carinho e acolhimento. Também a todos os professores e alunos dos nove Estados que participaram desta etapa das Paralimpíadas Escolares. Saibam que vocês são um dos motivos de o CPB existir e estar aqui", discursou Ramon Pereira, diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB.

Durante a festividade, também foram feitas homenagens à cidade de Natal, sede da competição, e aos atletas participantes com a exibição de vídeos com depoimentos. Houve ainda a entrega de prêmios para os três estados vencedores em cada modalidade.

Após Brasília receber participantes das regiões Norte e Centro-Oeste do país, e Natal contemplar a fase regional Nordeste das Paralimpíadas Escolares, o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, será a sede da etapa Sul-Sudeste (exceção a Minas Gerais, que participou da regional Brasília) de 7 a 9 de setembro.

Já a fase nacional acontecerá de 23 a 25 de novembro, também em São Paulo, no mesmo local. A estimativa é que a competição tenha, ao todo, 3 mil crianças com deficiência envolvidas nas provas das fases regionais e da nacional.

+ Paysandu não marca gol e não vence em casa há mais de 1 mês

+ Futebol: saiba onde assistir os jogos deste domingo (28)

Para as regionais, foram selecionadas as modalidades que possuem um grande número de inscritos na fase nacional. O intuito da diretoria de Desenvolvimento Esportivo do CPB, responsável pela organização do evento, é ter os melhores atletas de cada região do país nas disputas em novembro.

Os três primeiros colocados nos regionais de atletismo e natação vão se classificar automaticamente para a fase nacional, em São Paulo, que acontecerá em novembro, no CT Paralímpico. Já na bocha, os dois primeiros, por gênero, vão conquistar a vaga.

As Paralimpíadas Escolares são idealizadas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009 e é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. No ano passado, a competição contou com mais de 900 atletas, de 25 unidades da federação.

Confira a classificação final da regional Natal das Paralimpíadas Escolares 2022:

1º Pará

2º Paraíba

3º Pernambuco

4º Ceará

5º Maranhão

6º Sergipe

7º Rio Grande do Norte

8º Bahia

9º Alagoas

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias