Com a definição do calendário de competições para a temporada de 2023, divulgado na noite da última quarta-feira (21), pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o futebol paraense já começa a se planejar as próximas disputas, sendo que a primeira já será o bom e velho Campeonato Paraense, previsto para a segunda quinzena de janeiro.

Procurado pela reportagem do DOL, o presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), Ricardo Gluck Paul, afirmou que as datas divulgadas ficaram de "bom tamanho" para o andamento da competição. "Sim, vejo o calendário bom para todos os clubes paraenses", destacou o novo mandatário da entidade. Os estaduais irão começar à partir do dia 23 de janeiro e terão a realização através de 16 datas, no qual deverá ser concluído dia 16 de abril.

CBF divulga calendário de competições na temporada de 2023

Nos últimos dois anos, o Parazão foi disputado em grupos na 1ª fase, e confrontos nas quartas de final, semifinal e a grande decisão. Perguntado sobre a possibilidade de alguma modificação no formato de disputa, o presidente da FPF, acentuou. "Vamos iniciar o debate com os clubes, e eles decidirão o melhor formato. A FPF não tem preferência por modelo, então o Campeonato Paraense será como os clubes acharem melhor", definiu.

Vale ressaltar que antes do início dos campeonatos estaduais, todos os clubes brasileiros terão um período de 31 dias para que a fase de pré-temporada seja realizada. Conforme o calendário divulgado pela CBF, o início está previsto para acontecer dia 14 de dezembro de 2022, durante a Copa do Mundo e terá conclusão em 14 de janeiro de 2022.

Campeonato Paraense terá VAR, afirma Gluck Paul

Ainda de acordo com Ricardo Gluck Paul, a próxima edição do Campeonato Paraense, à partir dos jogos decisivos da competição o VAR será utilizado pela arbitragem. Até o momento, Clube do Remo, Paysandu, Tuna Luso, Castanhal, Bragantino, Caeté, Águia de Marabá, Tapajós, Itupiranga e Independente estão confirmados. O Papão é o maior detentor de títulos estaduais, com 49 conquistas. O Leão Azul é o atual campeão e possui 47 Parazões. 

Estrela do Norte, trofeu que é dado ao campeão paraense Foto: Divulgação

MAIS ACESSADAS