plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
JOGUEM PARA ELAS!

Elas querem vitória e respeito, dentro e fora do campo

No Dia da Mulher, o Paysandu vai a campo com a missão de vencer o Princesa do Solimões, pela Copa Verde. Triunfo será presente para as bicolores, que anseiam por melhores condições nos campos

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Elas querem vitória e respeito, dentro e fora do campo camera Pamela Barbosa, Sayonara Fontana e Jayne Oliveira querem vitória bicolor de presente nesse dia especial | FOTOs: divulgação

No Dia Internacional da Mulher, as torcedoras do Paysandu, em sua imensa maioria, estarão de longe acompanhando o Papão na terceira fase da Copa do Brasil, no jogo de ida contra o Princesa do Solimões-AM. Os torcedores bicolores que estarão presentes no estádio Gilbertão, em Manacapuru (AM), devem ser mais os moradores locais, dada as dificuldades e o custo alto de uma viagem como essa. Em Belém, as torcedoras relatam as agruras e os prazeres de acompanhar o time do coração.

“Inicialmente, sempre tive receio de ir sozinha aos jogos, pela má fama que os estádios têm em dias de jogos. Mas, com a rotina de estar sempre presente, me sinto a vontade de frequentar sozinha. Hoje em dia tem-se muito mais respeito e raras vezes me senti atingida por ser mulher dentro do estádio”, conta a assistente administrativa Pamela Barbosa, de 29 anos. “No círculo que frequento, sempre sou respeitada e bem-vinda e isso faz com que eu me sinta acolhida”.

Sayonara Fontana, funcionária pública, 55, destaca que a presença feminina vai além dos estádios. “Nos dias de jogos compomos não apenas as arquibancadas, mas também as ruas, as sedes das torcidas organizadas, os bares. Hoje vejo que já se rompeu a naturalização de uma cultura machista. A presença da mulher vem aumentando e mudando essa cultura. O estádio também é lugar de mulher”.

Por mais que as coisas tenham melhorado, alguns cuidados continuam inerentes não só aos estádios como fora dele. “O cuidado que procuro é ter como voltar para casa se o jogo for tarde da noite. Procuro combinar com um Uber ou com um amigo pra me dar carona. Em relação à roupa eu nunca tive problema, já fui várias vezes sozinha e vou com amigos também, mas nunca fui desrespeitada por questão de roupa”, conta Jayne Oliveira, 29, analista administrativo.

ESTRUTURA

As estruturas dos estádios paraenses ainda são fatores a serem observados pelas torcedoras. “A falta de banheiros adequados e com o mínimo de higiene para nos receber é algo que sempre me incomodou muito”, diz Pamela Barbosa. “Frequento bastante os estádios, o que ainda me incomoda um pouco é a falta de estrutura das arquibancadas, principalmente nesse período que chove bastante”, completa Jayne Oliveira.

Sayonara Fontana destaca um aspecto ainda pouco olhado pelos clubes, o do conforto para quem vai com a família. “Hoje vejo que já melhoraram bastante os banheiros da Curuzu. Hoje tem mais cabines, tem espelho, é limpinho. Poderia ter uma caixinha com absorventes, mas na verdade acho que essa iniciativa deveria ter em todo lugar”

PAPÃO DESFALCADO

Princesa do Solimões-AM e Paysandu se enfrentam hoje à noite depois de nove anos. Esta será a terceira vez que o confronto acontece, sendo que nos dois anteriores o Papão levou a melhor com uma goleada de 6 a 1 no Mangueirão e um placar de 2 a 1 no Gilbertão, em Manacapuru (AM), palco do confronto de logo mais, pela Copa Verde. Os dois times vêm de derrotas nas respectivas competições estaduais. O time da casa não terá o atacante Aleílson, que foi expulso na partida anterior. Já a equipe visitante precisa das duas mãos para enumerar os desfalques.

São eles: o lateral-direito Samuel e lateral-esquerdo Eltinho (ambos com lesões musculares); os zagueiros Naylhor (estiramento ligamentar do joelho) e Genilson (se recupera de cirurgia no nariz); os atacantes Alex Matos (lesão muscular coxa), Stéfano Pinho (lesão de tendão posterior da coxa) e Roger (lesão na posterior da coxa direita). Isso sem falar nas saídas dos laterais Igor Bosel e Juan Tavares, dispensados no início da semana.

O atacante Bruno Alves, que volta ao time, comentou a situação. “Os atletas que entram dão conta do recado. No último jogo não entramos com a concentração que deveríamos. Precisamos nos concentrar mais para não deixar esses erros acontecerem”, disse Alves.

“Vamos para conseguir a vitória. Vamos fechadinhos e aproveitar os contra-ataques e conseguir um resultado positivo”, afirma, pronto para dar o presente às torcedoras.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte Pará

    Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias