plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
UM FEITO SEM DEFEITO

Paysandu conquista quinto acesso na história do Brasileiro

Com 10 pontos conquistados na segunda fase, o Paysandu termina sua participação na Série C com o acesso à Série B na temporada de 2024

Imagem ilustrativa da notícia Paysandu conquista quinto acesso na história do Brasileiro camera Jogadores comemoram acesso à Série B | Foto: Jorge Luís Totti/Paysandu

O acesso à Série B de 2024 obtido neste sábado mesmo com a derrota por 1 a 0 para o Volta Redonda-RJ, na cidade homônima do interior do Rio de Janeiro, foi o 5º conquistado pelo Paysandu na história do Brasileiro. O 3º da Série C para a B do Nacional. Os demais levaram o Papão da 2ª para a 1ª Divisão do Nacional, a chamada elite do futebol brasileiro.

A primeira ascensão bicolor se deu em 1991, quando o time faturou o 1º título da Série B, que ainda não contava com essa nomenclatura, diante do Guarani-SP, com uma derrota (1 a 0), em Campinas, São Paulo, e uma vitória (2 a 0), na capital paraense. Os finalistas ascenderam de divisão.

CONTEÚDO RELACIONADO

O 2º acesso bicolor só veio dez anos depois, com a conquista do 2º título da Série B, que garantiu ao time presença na Série A do ano seguinte, competição na qual o Papão se manteve por três anos seguidos (2002/03/04) até retornar à Segundona em 2005. Os outros dois acessos ocorreram da Série C para a B, nos anos de 2012 e 2014. No 1º, a equipe paraense chegou à semifinal, na qual venceu o Icasa-CE, em Belém, por 3 a 2, e perdeu o jogo de volta, em Juazeiro do Norte, no Ceará, por 2 a 1, com o time nordestino indo à final do campeonato.

O 2º acesso da C para a B ocorreu em 2014, com o Papão assegurando feito ao bater o Tupi-MG, por 1 a 0, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. O time bicolor chegou a ir à final do campeonato, mas deixou escapar o título, em Belém, ao empatar com o Macaé-RJ, por 3 a 3, depois de também ter perdido a partida de ida frente ao representante carioca, por 3 a 2, na cidade de Macaé. Além dos finalistas, também subiram para a Segunda Divisão, naquele ano, Mogi Mirim-SP e CRB-AL.

CONFIRA OS ACESSOS DO PAPÃO

  • 1991 – Da Série B para a Série A – Técnico: Joel Martins
  • 2001 – Da Série B para a Série A – Técnico: Givanildo Oliveira
  • 2012 – Da Série C para a Série B – Técnico: Ricardo Lecheva
  • 2014 – Da Série C para a Série B – Técnico: Mazola Júnior
  • 2023 – Da Série C para a Série B – Técnico: Hélio dos Anjos
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias