Fernando Alonso será um dos protagonistas do Grande Prêmio do México neste final de semana. Aos 43 anos, o espanhol da Aston Martin completa 400 GPs na F1 – uma marca inédita na história da categoria.
Desde que estreou na F1 em 2001 pela Minardi, Alonso conquistou 32 vitórias, com dois títulos mundiais. Contratado pela Aston Martin até o fim de 2026, o bicampeão indica que deve se aposentar da categoria ao fim do atual compromisso.
Leia mais:
- Discussão: piloto tranca copiloto para fora da cabine
- Resultado anima piloto paraense, Vinny Azevedo, na Nascar
“É uma marca legal de alcançar. Obviamente, campeonatos e vitórias são o que importam mais para os pilotos – mas, ao mesmo tempo, isso mostra meu amor pelo esporte e a disciplina que eu tenho tido para desempenhar em alto nível há mais de 20 anos”, disse Alonso em comunicado divulgado pela Aston Martin. “Acho que não terei mais 400 corridas ao meu total, mas espero ter mais 40 ou 50 corridas nos próximos anos”, projetou.
Ao longo da carreira na F1, Alonso viu muita coisa mudar. Das 11 equipes que estavam no grid quando estreou, sete já deixaram a categoria: Jordan, BAR, Benetton, Jaguar, Prost, Arrows e Minardi. Naquele ano, entre outros pilotos, competiu contra Jos Verstappen, pai de Max Verstappen. Mas para Alonso, a principal diferença na Fórmula 1 desde então é outra.
Quer ler mais notícias de Esporte? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
“Acho que a F1 evoluiu muito nos 22 anos em que estou neste esporte. Acho que a maior e mais importante (mudança) diz respeito à segurança. Eu diria que a F1 introduziu alguns aparatos de segurança que definitivamente estão ajudando o esporte. Os circuitos estão mais preparados para receber corridas de F1 também. Os carros, o equipamento que temos e vestimos nas corridas, os pit stops: todas as coisas que acontecem em um fim de semana de corrida estão um pouco mais seguras agora, graças a todas as equipes e à FIA”, analisou.
A largada para o GP do México, neste domingo, será às 17h e terá transmissão da RBATV/Band. Max Verstappen lidera o Mundial com 354 pontos, seguido por Lando Norris, com 297, e por Charles Leclerc, que possui 275 pontos.
Top 10 pilotos com mais corridas na Fórmula 1:
- Fernando Alonso (ESP): 399*
- Kimi Raikkonen (FIN): 353
- Lewis Hamilton (GBR): 351*
- Rubens Barrichello (BRA): 326
- Jenson Button (GBR): 309
- Michael Schumacher (ALE): 308
- Sebastian Vettel (ALE): 300
- Sergio Pérez (MEX): 280*
- Felipe Massa (BRA): 272
- Daniel Ricciardo (AUS): 258
Sem os números do GP do México de 2024.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar