O Paysandu parte para mais uma final fora de casa pelo Campeonato Brasileiro Série B 2024, mas os bicolores poderiam estar em uma situação bem tranquila em termos de classificação na competição se não fossem os erros e as polêmicas envolvendo o VAR (do inglês "Video Assistant Referee").
O time bicolor poderia estar livre do rebaixamento, bem como poderia ter somado, pelo menos, 50 pontos, segundo levantamento feito pelo DOL. O cenário em questão considera os erros envolvendo a atuação do árbitro responsável pelo árbitro de vídeo.
A derrota para o Ceará, por 2 a 1, no último sábado (26), é exemplo disso. Naquela partida, o time bicolor reclamou de duas penalidades do tipo, gerando revolta também dos jogadores do Paysandu que se manifestaram posteriormente nas redes sociais. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) chegou a falar sobre o assunto.
Quer mais notícias do Paysandu? Acesse o canal do DOL no WhatsApp
Na estatística, o Papão poderia ter somado pontos fora de casa e até mesmo vencido partidas dentro do estádio da Curuzu, considerando o momento atual da partida.
O clube submeteu também um pedido para a comissão de arbitragem sobre os áudios e a decisão envolvendo o árbitro de vídeo depois de uma série de erros ao longo do campeonato.
ALGUNS ERROS CONTRA O PAYSANDU
- Paysandu X Novorizontino – Jogo empatado no começo do segundo tempo e a bola bate no braço de um jogador do time paulista. O árbitro paralisa o jogo e, com decisão do VAR, manda seguir o jogo e ignora um possível pênalti. No restante da partida, o Papão toma dois gols e perde em casa.
- Paysandu X Mirassol – Lance final de jogo. Na finalização bicolor, surge o braço de um jogador do time paulista. O árbitro ouve o árbitro do VAR, mas manda seguir o lance e termina o jogo, que estava nos acréscimos do segundo tempo.
- Paysandu X Sport – Partida empatada e, novamente, um toque de mão na bola dentro da área do Sport após escanteio do Papão. Mesmo com os bicolores reclamando, o árbitro mandou seguir e ignorou uma possível revisão do VAR. O pior viria logo depois com o gol do Leão e uma nova derrota em casa.
- Paysandu X Operário – Quando vencia o jogo, um toque de Bryan Borges resulta em pênalti para o Fantasma. Ainda no decorrer do jogo, Borasi teve um toque dentro da área que poderia ocasionar um pênalti para o time paraense, ignorado pelo VAR. Nesta partida, o Papão solicitou áudios do VAR sobre os lances polêmicos.
- Paysandu X Ceará – Quando perdia por 2 a 1, o Papão teve lances duvidosos. O primeiro com Paulinho Bóia e o segundo, o mais polêmico, com Borasi que foi tocado pelo marcador alencarino na área. O lance gerou revolta de jogadores e até dirigentes bicolores, em virtude do toque no atacante que foi ignorado pelo VAR.
Diante da Ponte Preta e dos próximos jogos, o Papão espera que o VAR não seja acionado ou que seja a favor para garantir a permanência na Segundona.