
A cidade de Santarém é um dos grandes polos esportivos no Pará, mas ultimamente perdeu um pouco do seu brilho, com a diminuição de clubes participantes na divisão principal do Parazão. Nos últimos dois anos, apenas o São Francisco era o representante da região, mas por conta da reforma do Estádio Barbalhão, tem mandado os seus jogos em Belém. Entretanto, este cenário está próximo de mudar.
Novamente, a Pérola do Tapajós (como também é conhecida Santarém) volta a contar com três representantes na fase principal do competição. A última vez que isso aconteceu foi em 2019, quando São Raimundo, São Francisco e Tapajó estiveram juntos na disputa. Agora, além do São Raimundo, o Amazônia Independente se junta ao São Francisco, fortalecendo ainda mais o futebol santareno.
CONTEÚDO RELACIONADO
- São Raimundo retorna à elite estadual e reacende clássico Rai-Fran
- São Raimundo vence Amazônia e conquista a Série A2 do Parazão
- FPF e CBF realizam fortalecimento do futebol amador no Pará
No último sábado (2), o Estádio do Mangueirão, em Belém, foi palco do título do São Raimundo, conhecido como a Pantera Santarena, que conquistou a Segunda Divisão do Campeonato Paraense 2025 ao vencer o Amazônia Independente, de Santarém, na final. Com essa vitória, as duas equipes garantiram suas vagas na elite do Parazão em 2026.
Segundo Ricardo Gluck Paul, presidente da Federação Paraense de Futebol e vice-presidente da CBF, a volta “em massa” das equipes de Santarém é um dos pontos altos da próxima edição do Campeonato Paraense. Ele destacou o compromisso de realizar os jogos dessas três equipes na cidade, o que promete trazer mais emoção e identidade ao torneio.
COMPROMETIMENTO COM A REGIÃO
Ao ser entrevistado na Rádio Clube do Pará, Gluck Paul, afirmou: "o Campeonato Paraense de 2026 já traz uma novidade bem interessante. A presença de três equipes de Santarém. O compromisso da Federação de realizar os jogos em Santarém, que vai trazer mais charme para a competição. A recuperação da identidade destes clubes que passaram muito tempo jogando fora da cidade que por si só é uma grande novidade”, disse.
O Campeonato Paraense de 2026 promete ser ainda mais interessante com a presença de três times de Santarém, além de tradicionais clubes como Remo, Paysandu, Santa Rosa, Tuna, Castanhal, Bragantino, Capitão Poço, Águia de Marabá e Cametá. A expectativa é de que a competição seja marcada por emoções, rivalidades e o fortalecimento do futebol no interior do estado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar