
Nesta quinta-feira (2), Ricardo Gluck Paul foi reeleito o presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF) para o ciclo 2026/2029. Atual vice-presidente da CBF, ele será empossado para o segundo mandato em julho de 2026, após uma gestão marcada por modernização, expansão e valorização do futebol em todas as frentes.
Sob a liderança, o futebol do Pará deu um salto histórico: de 5 para mais de 30 competições oficiais ao ano, algo superior a 500%, incluindo a reformulação dos torneios profissionais com A1, A2 e A3, todos com 12 clubes.
Houve ainda investimento inédito nas divisões de acesso e a criação da Supercopa Grão-Pará e da Copa Grão-Pará, que ampliaram o calendário e a representatividade dos times locais.
Conteúdo Relacionado:
- O novo calendário do futebol brasileiro e os impactos no Pará
- Copa Norte retorna ao calendário nacional após 24 anos
- CBF amplia Série D e Pará ganha terceiro representante
O apoio ao futebol amador também foi expressivo, com recursos destinados ao programa FPF Realiza dobrando em apenas dois anos, de R$ 300 mil para R$ 600 mil, beneficiando ligas municipais em cerca de 80 cidades do interior.

A primeira gestão reforçou ainda o protagonismo do Pará em âmbito nacional, com a realização de eventos de grande porte, como o jogo da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, contra a Bolívia, e a Supercopa Rei do Brasil, que trouxe Flamengo e Botafogo a Belém.
Para o novo mandato, Ricardo Gluck Paul terá ao seu lado cinco vice-presidentes: Ricardo Oliveira, Danielle Pina de Almeida Alves, Sandeclei Monte, Helinho Júnior e Emerson Dias. A composição marca avanços, como a presença do primeiro ex-jogador profissional e da primeira mulher a ocupar o cargo de vice na história da FPF.
Com a aclamação oficializada, a entidade garante a continuidade de um projeto que já trouxe superávit financeiro, fortalecimento da arbitragem com implantação do VAR próprio e homologação de 35 árbitros, além de maior visibilidade nacional ao Campeonato Paraense, especialmente por meio das transmissões do clássico Re-Pa.

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar