plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
A PANDEMIA NÃO ACABOU!

Fórmula 1: casos de Covid-19 aumentam e GP é cancelado

O anúncio oficial foi feito na madrugada desta terça-feira (6), madrugada no Brasil e tarde na Austrália, pelo governo de Victoria, estado onde está localizada a cidade de Melbourne.

Imagem ilustrativa da notícia Fórmula 1: casos de Covid-19 aumentam e GP é cancelado camera Divulgação

O GP da Austrália de Fórmula 1 está oficialmente fora do calendário. Marcado para acontecer no circuito de Albert Park, em Melbourne, no dia 21 de novembro, a prova foi cancelada por conta das restrições de entrada no país por conta da Covid-19, sobretudo em razão do aumento de casos nos últimos dias por conta da chamada variante Delta, que está se disseminando pelo mundo.

O mesmo se aplica também à etapa australiana da MotoGP, que estava agendada para 24 de outubro. A Dorna, empresa responsável pela promoção e organização do Mundial de Motovelocidade, já definiu uma segunda corrida em Portimão, Portugal, para ocupar a lacuna deixada por Phillip Island.

Cancelado às vésperas do primeiro treino livre em 2020, justamente no momento em que a pandemia tomava conta do mundo, o GP da Austrália retornaria ao calendário inicialmente no dia 21 de março, como abertura da temporada. Porém, pelas dificuldades de entrada no país e a obrigação de uma quarentena de 14 dias para toda pessoa que desembarque no país, a solução encontrada pela categoria foi realocar a prova para uma data em novembro. Tal cenário também fez com que o GP de São Paulo fosse antecipado em uma semana, do dia 15 para 7 do 11º mês.

Em maio, o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, já tinha comentado sobre a possibilidade de cancelamento da corrida por conta das restrições de entrada no país. “Podemos observar que vir para a Austrália é muito diferente de ir para a maioria dos países em que acontece [a F1]. A Covid se alastrou nesses países de maneira que não se alastrou na Austrália”, disse.

Porém, a organização da corrida e o governo do estado de Victoria não chegaram a um acordo para remover o período de quarentena aos pilotos, equipes e staff da Fórmula 1. O período de isolamento obrigatório de duas semanas poderia prejudicar o GP de São Paulo, marcado para 7 de novembro, ou o GP da Arábia Saudita, agendado para 5 de dezembro.

Segundo informações do site Our World in Data, cerca de 8,2 milhões de doses de vacina contra Covid-19 foram aplicadas na Austrália, com 1,86 milhões de pessoas totalmente vacinadas, o que representa 7,3% da população australiana. A última morte pelo vírus no país, um dos exemplos em todo o mundo no combate à pandemia, foi registrada no dia 13 de abril.

Dentre as alternativas consideradas plausíveis pela Fórmula 1, segundo reportado recentemente pela revista alemã Auto Motor und Sport, está uma segunda corrida no Circuito das Américas, em Austin, nos Estados Unidos, o retorno da Fórmula 1 à Malásia ou até mesmo o regresso a Xangai com o GP da China, que estava programado para o começo do ano, mas jamais chegou a ser considerado oficialmente canelado. Uma outra alternativa citada pela publicação é uma corrida no Catar, mais precisamente no circuito de Losail, tradicional palco da MotoGP.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo

Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

Últimas Notícias