plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
JOGOS MARCADOS

Brisbane, na Austrália, vai sediar Olimpíada de 2032

Será a terceira vez que uma cidade da Austrália sedia as Olímpiadas

Imagem ilustrativa da notícia Brisbane, na Austrália, vai sediar Olimpíada de 2032 camera Brisbane, na Austrália, foi escolhida como sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 2032. | Divulgação

A cidade australiana de Brisbane vai sediar a Olimpíada de 2032. O COI (Comitê Olímpico Internacional) aprovou a escolha da sede nesta quarta-feira (21), em eleição realizada durante sessão da entidade em Tóquio.

A cidade teve 72 votos de um total de 80 possíveis entre membros do COI. Cinco integrantes votaram contra e três se abstiveram, segundo resultado divulgado pela entidade.

A Austrália sediou os Jogos pela última vez na edição de Sydney-2000. O país tem tradição na realização de grandes eventos esportivos.

Brisbane se torna a terceira cidade australiana a receber uma Olimpíada. Em 1956, na primeira vez, a sede foi Melbourne. Centenas de pessoas nas ruas de Brisbane acompanharam o anúncio, em um telão.

Além de ser acostumada com competições, a cidade ganhou pontos pelo clima favorável e por seu alto percentual de estádios já construídos. A cidade fica no estado de Queensland, na região nordeste do país.

Indonésia, Budapeste (Hungria), China, Doha (Qatar) e Ruhr Valley (Alemanha), dentre outros lugares, também tinham manifestado interesse em receber o evento.

Em fevereiro deste ano, no entanto, o COI deu prioridade para Brisbane apresentar a candidatura, o que praticamente garantiu sua escolha para 2032.

Em 2019, o comitê alterou as regras para reduzir custos e tornar o processo mais simples para as cidades candidatas. Não há mais campanhas oficiais para as sedes antes de um processo eleitoral, como acontecia no passado.

No caso da Olimpíada do Rio-2016, por exemplo, a corrida para angariar apoios contra outras concorrentes gerou acusações de compra de votos que estão na Justiça e provocaram a queda do ex-presidente do Comitê Olímpico do Brasil Carlos Arthur Nuzman.

Agora, o COI coloca em votação a sua cidade de preferência, após as avaliações da comissão. Isso também evita que candidaturas percam dinheiro com campanhas grandiosas de promoção, mas gera críticas sobre direcionamentos. John Coates, vice-presidente do COI e um dos seus principais dirigentes, é australiano.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo

Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

Últimas Notícias