Talvez não dê para dizer que o mais rápido desta sexta-feira (12), em Interlagos, é o pole-position – oficialmente, estaria incorreto -, mas é possível dizer outras coisas. Como, por exemplo, que a Mercedes tem carro superior para a pista brasileira. E, sobretudo, que Lewis Hamilton teve exibição impecável para garantir a liderança da classificação do GP de São Paulo. Será ele a largar na ponta da corrida sprint do sábado.

Hamilton desbanca Verstappen e lidera 1º treino livre do dia

Hamilton repetiu o que fez no fim do primeiro treino livre e massacrou a concorrência durante as três fases da classificação. Como o heptacampeão tem uma punição de cinco posições no grid de largada da corrida por conta de uma troca no motor, não dá para dizer que ele é favorito para a vitória no domingo. Mas se coloca como favorito para marcar três pontos na prova sprint.

Here's how the grid will line up for #F1Sprint 👀

Who are you cheering for? #BrazilGP 🇧🇷 #F1 pic.twitter.com/jWem0Zalyt

— Formula 1 (@F1) November 12, 2021

Max Verstappen fez o possível da parte dele, mas ainda terminou 0s438 atrás do rival, embora tenha ficado em segundo. Valtteri Bottas e Sergio Pérez estão na sequência e confirmam o top-4 sempre esperado. Pierre Gasly, Carlos Sainz, Charles Leclerc, Lando Norris, Daniel Ricciardo e Fernando Alonso encerram o top-10.

Aclamado pelo público em São Paulo, Hamilton celebrou o feito. Recordista de poles na história da Fórmula 1, Lewis não larga em primeiro desde o GP da Hungria, realizado em agosto. Apesar da pole na sprint, o heptacampeão mundial tem de pagar uma punição de cinco posições no grid de domingo por troca do motor de combustão interna.

Lewis enjoyed that one! 👍#BrazilGP 🇧🇷 #F1 @LewisHamilton pic.twitter.com/BDQttkQbGS

— Formula 1 (@F1) November 12, 2021

“Primeiramente, estou muito feliz de voltar ao Brasil. Um dos fiscais de pista disse para mim que eu deveria usar mais o capacete de [Ayrton] Senna mais vezes, porque é a primeira pole em muito tempo. Quero agradecer a toda equipe, estão trabalhando duro desde a última corrida. Ir de um GP para outro, desmontar e montar o carro, as horas de trabalho são insanas. Hoje foi uma grande classificação, estou feliz. Temos a punição amanhã, mas vamos dar tudo”, declarou em entrevista à Paul Di Resta.

Lewis Hamilton vai largar em primeiro no sábado Foto: Divulgação/Mercedes

MAIS ACESSADAS