Diário Online
Edição do dia
Edição do dia
Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo
28°
cotação atual R$
FÓRMULA 1

Max Verstappen vence GP da Espanha e assume liderança

Max Verstappen, o holandês voador, venceu mais uma na Fórmula 1.

domingo, 22/05/2022, 12:01 - Atualizado em 22/05/2022, 12:06 - Autor: Portal Grande Prêmio

Google News

Imagem ilustrativa da notícia Max Verstappen vence GP da Espanha e assume liderança
| Divulgação

O GP da Espanha tradicionalmente não é fruto de grande expectativa de ótimas corridas da Fórmula 1. Pista que todos os pilotos conhecem muito bem e que costuma render provas menos emocionantes que o desejado, é normal que se pense assim. Mas o GP da Espanha de 2022, realizado na manhã deste domingo (22), foi bastante movimentado. Graças às estratégias, erros e o calorão na Catalunha, teve muito a observar. Max Verstappen foi quem riu por último e venceu pela terceira vez seguida na temporada.

Mas foi com drama. De erro no começo, discussões acaloradas com a equipe, muito tempo trancado atrás de carro mais lento até a troca de estratégia e porta aberta pelo companheiro Sergio Pérez e a vitória. Da forma como for, Verstappen emenda a terceira vitória seguida e quarta em seis corridas na temporada. Agora, é o líder do Campeonato Mundial de Fórmula 1.

Os primeiros movimentos já animaram um pouco. Carlos Sainz ficou para trás de George Russell e Sergio Pérez na largada, enquanto Lewis Hamilton se envolveu num toque com Kevin Magnussen que mandou os dois para a brita e os boxes. Algumas voltas depois, Sainz e Max Verstappen erraram e escaparam sozinhos na curva quatro e perderam colocações. O holandês discutia com a equipe por problemas no DRS, os mesmos que apareceram no sábado e seguia preso atrás de Russell.

Russell fez um trabalho sujo digno dos melhores escudeiros a favor de Leclerc por segurar Verstappen da maneira que fez, mas não serviu de nada. Antes da metade da corrida – uma prova que o monegasco já tinha nas mãos -, o motor Ferrari fracassou. Segundo a equipe, “uma falha não-identificada” no motor. Sem potência, Charles teve de levar o carro de volta para a garagem e abandonar.


Imediatamente, a Red Bull agiu e chamou Verstappen para colocar pneus macios e sair das costas de Russell. Pérez, sim, conseguiu ultrapassar o inglês pouco depois. A prova passava para o controle dos rubro-taurinos. Verstappen andou tudo que podia com os macios e, quando parou, voltou em segundo, 5s atrás do companheiro e com pneus mais novos com 21 voltas pela frente. Tinha condições de ultrapassar normalmente na pista, mas a equipe facilitou as coisas e fez ‘Checo’ abrir caminho. Dobradinha garantida.

CLASSIFICAÇÃO - MUNDIAL DE PILOTOS

1) Max Verstappen, 110 pontos

2) Charles Leclerc, 104  

3) Sergio Pérez, 85  

4) George Russell, 74  

5) Carlos Sainz Jr., 65  

6) Lewis Hamilton, 46  

7) Lando Norris, 39  

8) Valtteri Bottas, 38  

9) Esteban Ocon, 30  

10) Kevin Magnussen, 15  

11) Daniel Ricciardo, 11  

12) Yuki Tsunoda, 11  

13) Pierre Gasly, 6  

14) Sebastian Vettel, 4  

15) Fernando Alonso, 4  

16) Alexander Albon, 3  

17) Lance Stroll, 2  

18) Zhou Guanyu, 1  

19) Mick Schumacher, 0  

20) Nico Hülkenberg, 0  

21) Nicholas Latifi, 0  

CLASSIFICAÇÃO - MUNDIAL DE CONSTRUTORES

1) Red Bull, 195 pontos

2) Ferrari, 169  

3) Mercedes, 120  

4) McLaren/Mercedes, 50  

5) Alfa Romeo/Ferrari, 39  

6) Alpine/Renault, 34  

7) AlphaTauri/Red Bull, 17  

8) Haas/Ferrari, 15  

9) Aston Martin/Mercedes, 6  

10) Williams/Mercedes, 3  

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)
MAISACESSADAS