O Grande Prêmio da Áustria é a décima prova da temporada 2022 na Fórmula 1. Serão dois treinos livres, um classificatório, a sprint race e a corrida no domingo entre os dias 8, 9 e 10 de julho.

Ela será a segunda etapa da competição a receber a Corrida Sprint F1 2022. O novo modelo de classificação criado pela liga grid de largada para a prova deste domingo (10). A prova consiste em um circuito onde todos os vinte pilotos disputam a corrida no Circuito de Red Bull Ring, em Spielberg, neste sábado (9).

Mas como funciona esse modelo de corrida? É bem simples, a sprint é uma corrida rápida, feita em 100 km na pista com duração de 25 a 30 minutos. Ao final da corrida, a posição de cada piloto formará o grid de largada, tornando-se mais disputada que o próprio treino.

Exemplo: Se Verstappen vencer a corrida sprint no sábado, isso significa que ele vai largar em primeiro lugar no Grande Prêmio no domingo.

LEIA TAMBÉM:

F1 se consolida nos EUA com estreia do GP de Miami

Pilotos da F1 cobram para não terem lesões futuras na coluna

Conquista! Band e F1 renovam contrato por mais três anos

Os treinos, nesse caso, servem para definir a posição dos pilotos na corrida especial. Aqui, o formato permanece o mesmo, com Q1, Q2 e Q3, onde fica em primeiro lugar na classificação quem fizer a volta mais rápida.

A grande novidade da "corrida rápida", é que ela entrega pontos para os pilotos que terminarem entre as oito primeiras posições na classificação. O primeiro leva oito pontos, o segundo sete, o terceiro seis e assim por diante.

CLASSIFICAÇÃO

Max Verstappen, da Red Bull, lidera a competição com 181 pontos, seguindo do Sergio Perez, também da Red Bull, e Charles Leclerc, da Ferrari, que seguem buscando a ponta da tabela pelo título na Fórmula 1.

Classificação atualizada da F1
📷 Classificação atualizada da F1 |Reprodução/Band

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (08/07): – Corrida Sprint F1 2022Treino livre 1 – 08h30 (BandSports)Treino de classificação – 12h (BandSports)

Sábado (09/07): – Corrida Sprint F1 2022Treino livre 2 – 07h (BandSports)Corrida Sprint – 11h30 (BAND, Site da BAND, BandPlay e BandSports)

Domingo (10/07): – Corrida Sprint F1 2022Gp da Áustria 2022 – 10h (BAND, Site da BAND, BandPlay)

GP da Áustria terá Corrida Sprint; veja na RBA e aqui no DOL
📷 |

MAIS ACESSADAS