A Fórmula 1 vai dar a largada para a temporada de 2023 neste fim de semana em um local bastante tradicional: a pista do Bahrein, que tem GPs com mais de o dobro do número de ultrapassagens em relação à média da temporada.
A corrida do ano passado foi marcada por um duelo tenso entre Charles Leclerc e Max Verstappen, o que acabou sendo a tônica da primeira metade do campeonato de 2022.
LEIA TAMBÉM:
Piloto brasileiro participa de testes da F1 no Bahrein
Novo chefe promete evitar erros de estratégia na Ferrari
A dupla protagonizou uma série de ultrapassagens em busca da primeira posição, com o ferrarista obtendo sucesso. De quebra, a duas voltas do fim da corrida, Carlos Sainz ultrapassou Max e fez a dobradinha da escuderia italiana o piloto holandês teve problemas no carro e abandonou a prova.
COMO ACOMPANHAR O GP DO BAHREIN:
Sexta-feira, 3 de março
Treino livre 1, das 8h30 às 9h30: BandSports
Treino livre 2, das 12 às 13h: BandSports
Sábado, 4 de março
Treino livre 3, das 8h às 9h: BandSports
Classificação, das 12h às 13h: Bandeirantes (transmissão começa às 11h30) e BandSports
Domingo, 5 de março
Corrida, 12h: Bandeirantes (transmissão começa às 11h30)
RAIO-X DO CIRCUITO INTERNACIONAL DO BAHREIN
Distância: 5.412m
Número de voltas: 57
Recorde em corrida: 1min31s447 (Pedro de la Rosa, McLaren, 2005)
DRS - 3 zonas
DRS 1: Detecção antes da curva 1 e ativação após a curva 3
DRS 2: Detecção antes da curva 9 e ativação após curva 10
DRS 3: Detecção antes da última curva, ativação na reta dos boxes
Pneus disponíveis: C1 (duros), C2 (médios) e C3 (macios)
RESULTADO DE 2022
Pole Position: Charles Leclerc (Ferrari) - 1min30s558
Pódio da corrida:
1º Charles Leclerc (Ferrari) - 1h37min33s584
2º Carlos Sainz (Ferrari) +5s598
3º Lewis Hamilton (Mercedes) +9s675
CARACTERÍSTICAS DO CIRCUITO INTERNACIONAL DO BAHREIN
A pista é formada por retas longas e freadas fortes seguidas de curvas de baixa velocidade, então as equipes buscam um meio termo para os acertos: se colocarem muita asa, são lentos na reta e, se colocarem pouca asa, o carro fica nervoso nas curvas.
O trecho mais complicado do circuito é a curva 10, onde costumamos ver os pilotos fritando os pneus. Isso acontece porque é uma curva com trajetória fechada e uma inclinação para o lado de fora. Contornar bem a curva 10 é importante porque uma das três zonas de DRS é justamente depois dela.
CURIOSIDADES SOBRE O GP DO BAHREIN
O primeiro GP do Bahrein foi disputado em 2004 e, embora o país árabe tivesse pouca tradição no automobilismo, o evento logo ganhou prêmios por sua organização. O GP tentou se reinventar algumas vezes para gerar um espetáculo melhor para a categoria, com resultados diferentes: em 2011, foi usada uma configuração de pista mais longa que não agradou os pilotos mas, em 2014, o evento passou a ter largada no entardecer, com a maior parte da prova sendo disputada à noite, e isso acabou melhorando o evento como um todo porque, com menos calor, os pilotos agora podem forçar mais no asfalto bastante abrasivo da pista.
Para que a corrida pudesse ser disputada sem luz natural, foram instalados 495 postes de iluminação, deixando a área da pista bem diferente em relação a como era antes da sua construção: tratava-se de uma fazenda de camelos, com bem menos que os 1120 coqueiros que o autódromo tem agora.
Embora nenhum piloto barenita tenha chegado à Fórmula 1, a presença do país na categoria é importante: o fundo Mumtalakat tem 56% e, portanto, o controle acionário, de uma das equipes mais tradicionais do grid, a McLaren. O negócio foi feito em 2007. Recentemente, o Banco Nacional do Bahrein, que também é de propriedade do mesmo fundo, emprestou 150 milhões de libras (mais de 1 bilhão de reais) para equilibrar as contas do time durante a pandemia.
VEJA TAMBÉM:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar