Em uma atuação emocionante, a seleção colombiana de futebol feminino conquistou uma vitória histórica sobre a equipe da Jamaica, garantindo sua vaga nas quartas de final da Copa do Mundo Feminina. O duelo, realizado em Melbourne, na manhã desta terça-feira (8), foi decidido graças ao gol decisivo de Catalina Usme, no início do segundo tempo.
Esse triunfo não apenas carimbou o passaporte das jogadoras sul-americanas para a próxima fase do torneio, mas também marcou a melhor campanha da história da Colômbia na competição. Apesar de ter alcançado as oitavas de final em 2015, esta é a primeira vez que a seleção colombiana avança para as quartas de final de um Mundial Feminino.
LEIA TAMBÉM:
Mundial Feminino define últimas vagas para as quartas
Inglaterra bate Nigéria nos pênaltis e avança na Copa
O jogo foi marcado por uma intensa pressão colombiana desde o início, buscando furar a forte defesa jamaicana. Apesar dos esforços de jogadoras como Linda Caicedo, que era a esperança de gols da Colômbia, a equipe adversária se mostrou bem organizada defensivamente, dificultando a criação de chances claras. Por sua vez, a Jamaica adotou uma postura mais cautelosa, esperando pelas oportunidades de contra-ataque para tentar surpreender a defesa colombiana.
¡𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐋𝐀 𝐇𝐈𝐒𝐓𝐎𝐑𝐈𝐀!
— Selección Colombia (@FCFSeleccionCol) August 8, 2023
¡ESTAMOS POR PRIMERA VEZ ENTRE LAS 8 MEJORES DEL MUNDO EN UNA COPA MUNDIAL FEMENINA DE LA FIFA DE MAYORES!
𝐆𝐈🇨🇴𝐆𝐀𝐍🇨🇴𝐓𝐄𝐒🇨🇴#PersiguiendoUnSueño#TodosSomosColombia🇨🇴 pic.twitter.com/HiNkcKFag3
Foi somente aos 6 minutos do segundo tempo que o placar se movimentou, com Catalina Usme recebendo um cruzamento preciso na área e finalizando com maestria, vencendo a goleira Spencer e colocando a Colômbia em vantagem.
Mesmo com a desvantagem no placar, a Jamaica não se entregou e buscou criar chances ofensivas. A melhor oportunidade das jamaicanas veio aos 36 minutos, quando Tiffany Cameron fez uma bela jogada pela direita e cruzou para Spence, que livre na pequena área, desperdiçou uma ótima chance de cabeceio.
A partida reservou emoções até o apito final, com a Colômbia quase ampliando o placar aos 40 minutos, quando Santos cabeceou na trave. No entanto, o placar permaneceu inalterado, garantindo a classificação emocionante das colombianas para as quartas de final.
DUELO CONTRA AS CAMPEÃS EUROPEIAS
A próxima fase da competição promete fortes emoções, já que a Colômbia enfrentará a poderosa seleção da Inglaterra, atual campeã da Eurocopa de 2022. O duelo está marcado para o próximo sábado (12), no estádio Olímpico de Sydney, na Austrália, às 07h30. Enquanto a Inglaterra busca mais uma vez chegar à semifinal, a Colômbia almeja continuar fazendo história ao avançar entre as quatro melhores seleções do torneio.
COLÔMBIA
Catalina Perez; Jorelyn Carabali, Daniela Arias, Carolina Arias e Ana Guzman; Diana Ospina, Lorena Bedoya e Leicy Santos (Daniela Montoya); Mayra Ramirez, Catalina Usme (Marcela Restrepo) e Linda Caicedo. Técnico: Nelson Abadia.
JAMAICA
Rebecca Spencer; Allysson Swaby, Chantelle Swaby, Tiernny Wiltshire (Cheyna Matthews) e Deneisha Blackwood; Vyan Sampson (Peyton McNamara), Drew Spence, Jody Brown (Kameron Simmonds)), Kalyssa Van Zanten (Atlanta Primus) e Trudi Carter (Tiffany Cameron); Khadija Shaw. Técnico: Lorne Donaldson.
Estádio: Retangular, em Melbourne,(Austrália)
Público: 27.706
Arbitragem: Kate Jacewicz (Australiana_
Assistentes: Kyoung-Min Kim e Joanna Kate Charaktis
Cartões amarelos: Daniela Arias (COL); Chantelle Swaby e Drew Spence (JAM)
Gol: Catalina Usme (COL), aos 6 minutos do 2º tempo
VEJA MAIS:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar