O Pan 2023 de Santiago, que começa com uma cerimônia de abertura nesta sexta-feira (20) terá cobertura especial pelo DOL, apresentará uma variedade de 58 modalidades esportivas, das quais 11 não fazem parte do programa olímpico.
Mas por que essa diferença? A resposta está na Organização Desportiva Pan-Americana, também conhecida como “Panam Sports”, que é responsável por definir o programa do evento.
CONTEÚDO RELACIONADO
- DOL fará cobertura especial dos Jogos Pan-Americano de 2023
- Luisa Stefani e Fernando Scheffer são porta-bandeiras no Pan
- Primo do futebol americano, 'flag football' cresce no Brasil
A organização é composta pelos Comitês Olímpicos Nacionais dos países do continente americano e decide quais esportes serão incluídos ou excluídos em reuniões que ocorrem antes de cada edição da competição.
Quer saber mais notícias sobre o Pan 2023? Acesse nosso canal no WhatsApp.
O Pan inclui modalidades que já fizeram parte dos Jogos Olímpicos ou que ainda estão buscando ser incluídas no programa. Por exemplo, o Pan do Rio em 2007 contou com futsal, enquanto em Lima, em 2019, houve fisiculturismo. A pelota basca, que já foi incluída e excluída várias vezes, estará presente em Santiago.
CONFIRA AS MODALIDADES NÃO-OLÍMPICAS DO PAN
O Pan de Santiago 2023, que terá sua cerimônia de abertura nesta sexta-feira (20), contará com 11 esportes que não estão no programa dos Jogos Olímpicos de Paris. Aqui estão eles:
- Beisebol: Presente em todas as edições do Pan, é dominado por Cuba e Estados Unidos. Foi excluído das Olimpíadas em 2008, retornou para Tóquio em 2020, mas não estará em Paris. Está programado para retornar em 2028, em Los Angeles.
- Boliche: Entrou no programa dos Jogos Pan-Americanos em 1991 e pode ser jogado individualmente ou em duplas.
- Caratê: Esteve em Tóquio-2020, mas não estará em Paris-2024. É dividido em Kumite e Kata.
- Esqui Aquático e Wakeboard: O esqui aquático usa duas pranchas de esqui, enquanto o wakeboard utiliza uma prancha similar à do snowboard.
- Patinação Artística em rodas: Os patins devem ter quatro rodas, separadas em dois pares. As apresentações podem ser individuais, em casais ou em grupos.
- Patinação de Velocidade inline: É disputada em circuitos fechados e os patins devem ser inline, com cinco rodas no máximo e sem freios.
- Pelota Basca: Originária do País Basco, na Espanha, esteve no programa olímpico apenas na edição de Barcelona.
- Raquetebol: É praticado em uma quadra fechada com raquete e bola. É obrigatório o uso de luvas e óculos de proteção.
- Softbol: Esteve na maioria dos Jogos Pan-Americanos. Esteve nas Olimpíadas em versão exclusivamente feminina, chegando em 1996 e deixando o programa em 2008. Também tem retorno programado para 2028.
- Squash: Conhecido esporte praticado com raquetes e bolas em um local fechado. Estará no programa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles.
E-SPORTS ESTREIAM NO PAN COMO A 11ª MODALIDADE NÃO-OLÍMPICA
Os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 trarão uma novidade: a inclusão de quatro provas de esportes eletrônicos, também conhecidos como e-sports. Embora essas competições concedam medalhas do Pan, elas não serão contabilizadas no quadro de medalhas do torneio.
Apesar de os e-sports não estarem na programação oficial do Pan, os atletas terão experiências semelhantes às de outras modalidades. Eles farão parte da delegação, receberão uniformes do comitê olímpico e ficarão hospedados na Vila Pan-Americana.
No final da competição, serão concedidas medalhas de ouro, prata e bronze, mas essas não serão incluídas no quadro de medalhas. No passado, as Olimpíadas tiveram competições semelhantes, conhecidas como “esportes de exibição”, mas elas foram descontinuadas após 1992. Atualmente, as cidades-sede têm alguma liberdade para escolher novas modalidades, que fazem parte do programa oficial, mesmo que temporariamente.
VEJA MAIS:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar