Mesmo que não tenha conquistado o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, a seleção brasileira de beisebol levou a equipe do Brasil em um dos resultados mais relevante de sua história. A equipe perdeu a final deste sábado (28) por 9 a 1 para a Colômbia, mas colocou no peito a inédita medalha em Jogos Pan. Na disputa do bronze, o México levou a melhor ao bater o Panamá por 10 a 2.

Entenda 

A Colômbia conquistou o título no beisebol, aproveitando uma performance abaixo do esperado de Daniel Missaki como arremessador na quarta entrada. Com ele no montinho, os colombianos marcaram duas corridas e encaminharam uma terceira, abrindo uma vantagem de 5 a 1 no placar. O jogo acabou com o placar de 9 a 1.

A campanha da Colômbia é notável porque a América é uma das regiões mais competitivas no beisebol. No Mundial deste ano, cinco dos oito times nas quartas de final eram do continente. A própria Colômbia também participou da competição, chegando à primeira fase.

Conteúdos relacionados 

Apesar de nenhum time estar em sua máxima potência no Pan, o Brasil sentiu mais os desfalques. Sem vários jogadores profissionais dos EUA e Japão, a seleção trouxe para Santiago atletas que atuam no Brasil, onde o beisebol é amador.

A equipe brasileira obteve quatro vitórias consecutivas, garantindo sua vaga na final. No entanto, sofreu sua primeira derrota para o México, que conquistou o bronze. Há quatro anos, o Brasil não apenas falhou em se classificar, mas também perdeu os três jogos da seletiva em São Paulo, sofrendo uma derrota por 13 a 3 para o mesmo México que agora conquistou o terceiro lugar.

Quer saber mais notícias sobre o esporte? Acesse nosso canal no Whatsapp

Trajetória 

Na fase de classificação, a seleção brasileira bateu três das escolas mais tradicionais do beisebol no planeta. Primeiro, a Venezuela, sexta do ranking mundial, depois a mesma Colômbia, seleção que ousou bater o poderoso Estados Unidos esse ano na World Baseball Classic, principal torneio de seleções do mundo. A seguir, derrotou Cuba, dona de nada menos do que 12 medalhas de ouro em 18 edições de Jogos Pan, sendo dez delas seguidas.

MAIS ACESSADAS