A temporada 2023 da Fórmula 1 se aproxima do fim e já não guarda grandes mudanças, em especial sobre qual piloto irá conquistar o campeonato deste ano ou qual escuderia vencerá o mundial de construtores.
Apesar disso, os amantes de alta velocidade ainda contam com corridas emocionantes. Max Verstappen, já campeão de 2023, se apresentou de forma excelente na madrugada deste domingo (19) e faturou a vitória no GP de Las Vegas da Fórmula 1. O resultado também marca um importante feito na carreira do holandês.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Hamilton decepciona e Verstappen vence com folgas no Brasil
- F1: pilotos e equipes lembram de Ayrton Senna no Brasil
Verstappen rivalizou bem com Charles Leclerc ao longo da corrida, mas na etapa final tomou a primeira posição e dela não saiu mais.
Leclerc e Sergio Pérez completaram o top-3, com a segunda e a terceira posições, respectivamente. Apesar do terceiro lugar, Pérez confirmou o vice-campeonato mundial na penúltima prova do ano.
Marca histórica: o holandês chega à sua 53ª vitória na F1, se igualando como o terceiro maior vencedor ao lado de Sebastian Vettel.
COMO FOI A CORRIDA
Como se podia prever, a disputa começou entre Charles Leclerc, na pole position, e o campeão Max Verstappen. Ambos largaram bem, mas o holandês logo saiu à frente.
O início da prova foi marcado também pela forte colisão de Lando Norris no muro: o britânico bateu com uma barreira na curva 12 e perdeu a traseira. Ele deixou o carro "estou bem", tranquilizou a equipe pelo rádio.
Pouco atrás, Pierre Gasly e George Russell protagonizavam boa competição pela terceira posição nas 15 primeiras voltas.
Na 16ª, Leclerc avançou para cima de Max Verstappen e retomou a ponta da corrida, antecedendo a pausa do holandês nos boxes. Verstappen ainda teve de pagar uma punição de cinco segundos por um incidente com o monegasco ainda na largada, o que ampliou a diferença entre os dois.
Quer mais notícias de esporte? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Verstappen voltou bem da troca de pneus - e da punição -, e logo entrou na cola de Russell. Os dois se tocaram, e o britânico foi punido com cinco segundos de acréscimo.
A disputa pela liderança ganhou em Pérez mais um forte candidato: o mexicano ultrapassou Leclerc, mas só por cinco minutos, pois o piloto de Mônaco voltou à ponta.
Antes da 40ª volta Verstappen retornou com tudo à ponta: ele ultrapassou Pérez, seu companheiro de equipe, e Leclerc, e não saiu mais da primeira posição.
Leclerc avançou para cima de Sergio Pérez, fez uma ótima manobra na última volta e, a instantes da linha de chegada, confirmou o segundo lugar na corrida.
NORRIS LEVADO AO HOSPITAL
A colisão logo no início da corrida não somente tirou Lando Norris da disputa em Las Vegas. O piloto foi levado para o centro médico e, posteriormente, para a University Medical Center para passar por exames preventivos, segundo a organização da Fórmula 1.
CLASSIFICAÇÃO
Classificação da corrida do GP de Las Vegas, nos EUA
- 1 - Max Verstappen (Red Bull)
- 2 - Charles Leclerc (Ferrari)
- 3 - Sergio Pérez (Red Bull)
- 4 - Esteban Ocon (Alpine)
- 5 - Lance Stroll (Aston Martin)
- 6 - Carlos Sainz (Ferrari)
- 7 - Lewis Hamilton (Mercedes)
- 8 - George Russell (Mercedes)
- 9 - Fernando Alonso (Aston Martin)
- 10 - Oscar Piastri (McLaren)
- 11 - Pierre Gasly (Alpine)
- 12 - Alexander Albon (Williams)
- 13 - Kevin Magnussen (Haas)
- 14 - Daniel Ricciardo (AlphaTauri)
- 15 - Guanyu Zhou (Alfa Romeo)
- 16 - Logan Sargeant (Williams)
- 17 - Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
- 18 - Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
- 19 - Nico Hulkenberg (Haas)
- 20 - Lando Norris (McLaren)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar