Os meses de junho e julho serão marcados por um dos eventos esportivos mais aguardados do momento: a Copa América. Nesse contexto, os torcedores já exploram cada novidade e avaliam as formações dos times para colocarem as apostas Copa América nos melhores websites.
As novidades sobre esse torneio continuam surgindo e, apesar da tradicionalidade do evento, ele está também evoluindo. Num anúncio recente da Conmebol, foi referido que será usado o cartão rosa: uma novidade que fará parte já desse evento e que pode alterar ligeiramente as dinâmicas na competição.
Venha saber o que é o cartão rosa e como ele é usado nesse contexto.
Cartão rosa: o que é?
A próxima edição da Copa América, que irá realizar-se em junho e julho desse ano nos Estados Unidos da América (EUA) terá, segundo a Conmebol, uma novidade: o cartão rosa.
O cartão rosa é um cartão que adiciona a possibilidade de os times fazerem uma substituição extra se existirem suspeitas de que o jogador possa ter sofrido uma concussão cerebral ou um traumatismo craniano.
Desse modo, os times, que tinham direito a 5 substituições, passam a poder fazer uma substituição extra no caso de apresentarem o cartão rosa. Assim, como já acontecia no brasileirão, ambos os times vêm acrescentada uma mudança extra face às regras tradicionais, no caso um jogador tenha de ser substituído.
O comunicado da Conmebol definiu isso tendo por base a saúde dos jogadores, informando que nesse tipo de situação o time deve informar o árbitro (principal ou quarto árbitro) para dar uso ao cartão.
Brasil e a expetativa pela Copa América
O Brasil é um dos grandes favoritos do evento e, depois de sair nos oitavos de final da Copa do Mundo e de ter ficado em segundo na última edição desse evento, com a Argentina vencendo ambos, existe um desejo poderoso de vitória quanto à participação brasileira no evento desse ano.
A seleção brasileira está enquadrada no grupo D da competição e irá se estrear na quadra num jogo contra a Costa Rica, no dia 24. Os jogos seguintes juntarão o Brasil com o Paraguai (dia 28 de junho) e com a Colômbia (a 2 de julho).
Recordando um pouco do histórico anterior, vale a pena compreender que o entusiasmo dos brasileiros pela copa américa se baseia também na sua prestação histórica no evento. O Brasil foi, como referimos, vice-campeão em 2021 (2º lugar contra a Argentina) e venceu o campeonato de 2019 (contra o Peru). Além disso, o país já foi o campeão do evento por 9 vezes e teve o segundo lugar por 12 vezes. No contexto da Copa América isso coloca o Brasil em terceiro lugar quanto ao número de vitórias, sendo que apenas o Uruguai e a Argentina somam mais títulos (15 títulos cada um).
Segundo as previsões atuais, se acredita que a final desse evento possa reunir novamente Brasil e Argentina na grande final, sendo que atualmente o país é o favorito do grupo D.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar