A goleada da atual bicampeã olímpica França sobre a Argentina fechou as oitavas de final do Mundial masculino de handebol, nesta segunda-feira (26).

Os franceses, tetracampeões mundiais, fizeram 13 gols de diferença (33 a 20) sobre os argentinos e, agora, encaram a Eslovênia nas quartas.

Do mesmo lado da chave, a Dinamarca venceu a Islândia por 30 a 25 e enfrentará a Espanha nas quartas, reeditando a final passada do Mundial, em 2013, quando os espanhóis venceram em casa.

Do outro lado da chave, a Polônia, que bateu a Suécia (24 a 20), tem pela frente Croácia, que venceu o Brasil no domingo por 26 a 25.
Os brasileiros, aliás, foram os que perderam pela menor diferença nas oitavas de final, um gol.

Já o único país de fora da Europa a se classificar para as quartas de finais é o Qatar, que eliminou a Áustria (29 a 27). Os donos da casa, porém, jogam o campeonato com nove dos 16 atletas naturalizados, a maioria da Europa. Eles enfrentarão a Alemanha, potência do esporte mas que só está no Qatar graças a um convite da Federação Internacional de Handebol. Os alemães, tricampeões, derrubaram o Egito (23 a 16).

Assim, entre os oito melhores do mundo em 2015 estão os seis primeiros do Mundial de 2013: Espanha, Dinamarca, Croácia, Eslovênia, Alemanha e França, nesta ordem. Polônia e Qatar ocupam as vagas de Rússia e Hungria dois anos depois.

O domínio europeu no handebol é histórico, tanto que nunca um país de fora do Velho Continente conquistou uma única medalha em 23 edições de Mundiais, desde 1938.

VEJA COMO FICARAM OS CONFRONTOS DAS QUARTAS DE FINAL

QUARTA-FEIRA (28), HORÁRIO DE BRASÍLIA

13h30 - Croácia x Polônia

13h30 - Qatar x Alemanha

16h - Dinamarca x Espanha

16h - Eslovênia x França

(Folhapress)

MAIS ACESSADAS