A Fifa chamou atenção do mundo do futebol nesta sexta-feira (27), ao declarar que reconhece como campeões mundiais, os times que conquistaram o Mundial de Clubes, torneio organizado pela entidade desde 2005.

Segundo informações da Folha de São Paulo, a entidade destaca o papel de torneios continentais, mas reconhece como campeão mundial, o clube que conquistou o torneio organizado pela entidade, que reúne os campeões continentais.

“A Fifa reconhece e valoriza as iniciativas de estabelecer competições de clubes de dimensões mundiais ao longo da história. Esse foi o caso de torneios envolvendo clubes europeus e sul-americanos, como a pioneira Copa Rio, jogada em 1951 e 1952, e a Copa Intercontinental.

Entretanto, não foi até 2000 que a Fifa organizou o estreante Mundial de Clubes da Fifa, com representantes de todas as seis organizações. Os vencedores dessa competição, que passou a ser organizada anualmente a partir de 2005, são aqueles considerados oficialmente pela Fifa como campeões mundiais de clube”, diz o comunicado.

Com isso, Corinthians (2000 e 2012), São Paulo e Internacional são de fato, campeões mundiais reconhecidos pela Fifa. O mesmo não se pode dizer de clubes como Santos, Flamengo e Grêmio, além do Tricolor Paulista, que conquistaram a Copa Continental, sempre disputado em Tóquio.

(Com informações do UOL)

MAIS ACESSADAS