Campeão olímpica, Rafaela Silva terminou em quinto (Foto: Emmanueli Di Feliciantonio/IJF)

Neste sábado, a campeã olímpica Rafaela Silva disputou e esteve muito perto da medalha de bronze do Grand Slam de Paris, mas acabou surpreendida pela sul-coreana Jisu Kim e terminou na quinta colocação.

A brasileira chegou a estar em vantagem de um waza-ari no início da luta, mas cedeu às investidas de Kim, que conseguiu dois waza-ari para ficar com a medalha. Esse foi o melhor resultado da Seleção no primeiro dia do Grand Slam.

A lutadora chegou como uma das cabeças-de-chave na competição e fez valer o favoritismo nos primeiros combates, superando Wen Zhang, da China, e Diana Dzhigaros, da Rússia, por ippon nas preliminares.

O único revés veio nas quartas-de-final diante da mongol Enkhriilen Lkhagvatogoo. Rafaela Silva chegou a colocar duas punições de vantagem, mas sofreu um waza-ari no Golden Score e foi para a repescagem.

Para continuar na briga por medalha, ela precisou encarar a pressão da torcida francesa por Automne Pavia, bronze em Londres 2012, e não decepcionou. Pontuou com um waza-ari e administrou a vantagem até o fim para garantir seu lugar no bloco final.

Além de Rafaela, outras duas brasileiras chegaram às repescagens de suas categorias, ambas no meio-leve. Estreante em etapas de Grand Slam e caçula da equipe, Larissa Pimenta, de 19 anos, não se intimidou diante de adversárias mais experientes e estreou em Paris com duas vitórias por ippon nas preliminares, derrotando Evelyne Tschopp, da Suíça, e Yangying Wu, da China. Caiu nas quartas imobilizada por Nina Esteo Linne, da Espanha, e na repescagem contra Astride Gneto, da França, nas punições (3-1).

Mesmo desempenho da sua companheira de seleção e de clube, Eleudis Valentim, que ficou em sétimo lugar ao cair na repescagem por ippon para a vice-campeã olímpica Odette Giuffrida, da Itália.

Antes disso, Eleudis vencera Tinka Easton, da Austrália, e Charline Van Snick, da Béligica. O revés nas quartas foi diante de Urantsetseg Munkhbat, da Mongólia.

Outras quatros atletas brasileiras lutaram nesta manhã, mas não avançaram às fases finais em suas chaves. As ligeiros Nathália Brígida e Gabriela Chibana pararam nas oitavas-de-final do torneio, enquanto as meio-médios Aléxia Castilhos e Ketleyn Quadros ficaram na primeira rodada, assim como a peso leve Tamires Crude.

Fonte: Gazeta Esportiva

MAIS ACESSADAS