plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
Imagem ilustrativa
JOGO DE IDA

Paysandu busca pentacampeonato na Copa Verde

Paysandu e Goiás se enfrentam na final da Copa Verde, buscando o título e a vaga na Copa do Brasil. Jogo de ida hoje no Mangueirão, às 20h.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Paysandu busca pentacampeonato na Copa Verde camera Troféu da competição vem junto com vaga na terceira fase da Copa do Brasil em 2026 | (Matheus Vieira/Paysandu)

Das onze edições anteriores da Copa Verde, o Paysandu esteve presente em oito finais, chegando ao título de campeão em quatro delas – 2016/18/22/24. Este ano, a equipe bicolor faz a sua nona decisão do torneio ambicionando, claro, o pentacampeonato, enfrentando o Goiás-GO, em jogos de ida e volta, com o primeiro acontecendo hoje, a partir das 20h, no Mangueirão. O jogo de volta, no Serra Dourada, em Goiânia, está programado para o dia 23, uma quarta-feira, também. A decisão marca o reencontro entre Papão e Periquito do Planalto na decisão do torneio interestadual.

Em 2023, bicolores e alviverdes mediram forças em busca do título pela primeira vez na história. O Goiás acabou levando a melhor com duas vitórias jogando nas capitais paraense e goiana por 2 a 0 e 2 a 1, respectivamente. Para a torcida do Papão, o confronto de 180 minutos representa a oportunidade de o time devolver as derrotas e, consequentemente, a perda do título de 2023. Um fato curioso é que enfrentando time goiano na final do torneio, o Paysandu levantou dois títulos, ambos diante do Vila Nova-GO, maior rival do adversário de hoje – 2022 e 2024.

Paysandu e Goiás estão vindo de estreias diferentes na Série B do Brasileiro. Enquanto o Papão caiu em casa, na abertura do campeonato, por 2 a 1, o Periquito bateu o Amazonas-AM, na capital goiana. Em se tratando de Estaduais, a equipe alviceleste está garantida na decisão, diante do Remo, em jogos de ida e volta e que ainda não tiveram suas datas definidas pela Federação Paraense de Futebol (FPF). O Goiás, por sua vez, chegou até a semifinal do Goianão, quando foi eliminado pelo maior rival, o Vila Nova, em dois jogos – 1 a 0 e 0 a 0.

Conteúdos relacionados:

As equipes fazem a final da Copa Verde de olho na premiação do torneio, modesta em relação a da Copa do Nordeste, mas, principalmente na vaga destinada ao campeão do torneio na 3ª fase da Copa do Brasil de 2026. A entrada no torneio nacional representa o faturamento de uma senhora bolada, como acontece com o próprio Paysandu este ano, que tem garantidos R$ 2,3 milhões por ter sido campeão da competição interestadual no ano passado. Isso sem falar na bilheteria do jogo, que, dependendo do adversário, pode representar uma senhora grana.

Torcida viu o time bicolor cair para Athletico-PR na estreia da outra competição
📷 Torcida viu o time bicolor cair para Athletico-PR na estreia da outra competição |Mauro

Vencer alivia pressão na Série B

DESCONFIANÇA

A derrota diante do Athletico-PR, na abertura da Série B do Brasileiro, não desagradou apenas aos torcedores do Paysandu. O elenco alviceleste, claro, dividiu com a Fiel o descontentamento com o tropeço em casa. Para reduzir o estrago deixado pela derrota, por 2 a 1, da última sexta-feira, no Mangueirão, o técnico Luizinho Lopes, que perdeu a sua invencibilidade à frente da equipe, e seus comandados esperam retomar o caminho da vitória na partida de hoje, contra o Goiás.

O meia Giovanni, por exemplo, admite que o Papão terá pela frente um “osso duro de roer” como se diz. “Vamos jogar contra uma grande equipe, que é a do Goiás, mas temos as nossas qualidades também”, afirma. O meio-campista salienta que o Paysandu tem encarado uma maratona de jogos, mas que essa questão deve ser suplantada pelo grupo.

“Precisamos passar por cima dos desafios”, ensina. “É uma final, vale taça, vale ficar na história do clube, então temos de passar por cima das adversidades”, argumenta Giovanni. O goleiro Matheus Nogueira, por sua vez, aponta os dois fatores que podem fazer a diferença. “O detalhe e a concentração contam muito. É preciso estar ligado numa decisão”, avalia. “É preciso fazer uma leitura correta do jogo”, observa o goleiro.

Quer saber mais notícias do Paysandu? Acesse nosso canal no Whatsapp

De acordo com o arqueiro, a derrota frente ao Furacão deixou ao menos uma lição ao time bicolor: “A de que não podemos dar bobeira”, diz. “É uma coisa que a gente tem de ajustar”, reconhece o goleiro, que deve ganhar, nos próximos dias, um concorrente na posição. O Papão deve oficializar a vinda do goleiro Gabriel Mesquita, que deixou recentemente o Guarani-SP e já teria fechado com o campeão paraense.

E MAIS…

PAYSANDU NA COPA VERDE

  • 12 participações
  • 4 títulos
  • 4 vices
  • 2 eliminações na semifinal
  • 1 eliminação nas quartas
  • 1 participação em andamento
  • 80 jogos
  • 43 vitórias
  • 26 empates
  • 11 derrotas
  • 152 gols marcados
  • 63 gols sofridos
  • Maior goleada aplicada: Paysandu 6 x 0 Penarol-AM em 20/10/2021 e Paysandu 6 x 0 Vila Nova-GO em 22/05/2024
  • Maior goleada sofrida: Luverdense 3 x 1 Paysandu em 04/05/2017
  • Maior público: 32.976 no jogo Paysandu 3 x 0 São Raimundo/RR em 19/03/2025
  • Menor público: 387 no jogo Paysandu 1 x 1 Castanhal em 27/10/2021
  • Maior artilheiro em um único jogo: Lima, que marcou 4 gols no jogo Paysandu 6 x 1 Princesa do Solimões em 26/02/2014

OS MAIORES ARTILHEIROS DO PAPÃO NO TORNEIO

  • 10 - Nicolas
  • 9 - Cassiano
  • 7 - Lima, Marlon
  • 4 - Betinho, Bruno Veiga, João Vieira e Rossi

OS TREINADORES NOS 80 IOGOS

  • Dado Cavalcanti - 20, Hélio dos Anjos - 15, Márcio Fernandes - 12, Marcelo Chamusca - 8, Mazola Júnior - 8, Wilton Bezerra - 5, Luizinho Lopes - 4, Aylton Costa - 3, Marquinhos Santos - 3 e Sidney Moraes – 2

(Números fornecidos pelo jornalista e pesquisador Jorginho Neves)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Paysandu

    Leia mais notícias de Paysandu. Clique aqui!

    Últimas Notícias