
O empate em 1 x 1 ocorrido na última quarta-feira (24), no Estádio Carlos Zamith, em Manaus-AM, foi bastante significativo para as pretensões do Paysandu na sequência da Série B do Campeonato Brasileiro. No entanto, a expulsão do zagueiro Joaquín Novillo, da equipe bicolor, logo após o gol marcado pelo time paraense, foi o grande ponto de discussão ao longo do confronto disputado pela 18ª rodada.
Na manhã desta quinta-feira (25), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio e vídeo da análise do VAR que levou à expulsão do zagueiro argentino. O lance aconteceu aos 35 minutos do segundo tempo, quando Novillo disputou uma bola na intermediária com o atacante Henrique Almeida, do Amazonas. A arbitragem marcou falta, e inicialmente, o árbitro de vídeo, Vinícius Furlan, de São Paulo, classificou a jogada como “temerária”.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Claudinei Oliveira destaca garra do Paysandu após empate
- Com um a menos, Paysandu empata com Amazonas e segue fora do Z-4
No primeiro momento da análise, foi recomendando um cartão amarelo para o zagueiro do Paysandu, no qual Furlan explicou: “Temeridade. (Cartão) Amarelo. Vejo o jogador de branco (Novillo, do Paysandu) tocar a bola, depois tem o movimento que ele continua se lançando na bola e pega com o pé embaixo (de Henrique Almeida, do Amazonas). Tem um rasgão na bola do tornozelo, mas sem sangue. É o movimento quando ele salta.”
Após essa primeira avaliação, o vídeo foi revisado de outro ângulo, e o árbitro de vídeo sugeriu ao árbitro de campo, Jefferson Ferreira de Morais, de Goiás, que revisasse a jogada para uma possível expulsão por cartão vermelho. Segundo a análise do VAR, Novillo usou uma “intensidade alta” de força, causando uma “dobra de articulação” no pé de Henrique Almeida.
DECISÃO DO VAR
Jefferson Ferreira de Morais, o árbitro de campo, concordou com a avaliação do VAR e decidiu pela expulsão do zagueiro do Paysandu. Ele afirmou: “Sugiro uma revisão para possível cartão vermelho. Tenho uma pegada com a perna em riste, intensidade alta e que gera uma dobra de articulação.” Ao revisar o vídeo, Jefferson reforçou sua decisão: “A força que ele (Novillo) fez é muito forte.”
Mesmo tocando na bola, o árbitro destacou que a entrada de Novillo foi com uma força que não permitia o recolhimento da perna, o que justificou a expulsão. Assim, Novillo foi expulso ainda no primeiro tempo, uma decisão que gerou bastante discussão, mas que foi fundamentada na análise detalhada do VAR e do árbitro de campo.
ASSISTA O VÍDEO
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar