plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
Imagem ilustrativa
A CASA DO PAPÃO

Estádio da Curuzu: 111 anos de história e amor pelo Paysandu

Descubra a história do Estádio da Curuzu, o 'Vovô da Cidade', e suas glórias no futebol paraense, celebrando 111 anos de tradição e conquistas.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Estádio da Curuzu: 111 anos de história e amor pelo Paysandu camera Estádio da Curuzu, casa do Paysandu | Matheus Vieira, ascom Paysandu

Quando se fala de futebol na Região Norte do Brasil, logo quem olha de fora do estado, associa as grandes forças que há entre os torcedores, equipes tradicionais, grandes jogos e estádios conhecidos por serem verdadeiros caldeirões. E entre esses caldeirões, um é sempre lembrado por toda a história que existe em razão ao nome e sobretudo o clube, que é o Paysandu.

Antigo campo da extinta empresa Ferreira e Comandita, o Estádio da Curuzu completa neste domingo (27), 111 anos de existência. E por ser o primeiro estádio para a pratica do futebol em Belém, no qual foi construído no ano de 1914, o local ganhou um carinhoso apelido dos torcedores e imprensa: o famoso "Vovô da Cidade". Vale destacar que ele só foi adquirido pelo Papão em 1918, pelo valor de 12 contos de réis.

CONTEÚDO RELACIONADO

HISTÓRIAS E GLÓRIAS

O historiador e professor Michel Pinho destaca em seu perfil no Instagram que o local faz associação a famosa batalha do Curuzu, na Guerra do Paraguai ocorrida em 1864. E pelo fato da rua ao lado do estádio ter esse nome, a casa do Papão ficou desde então nacionalmente conhecida como Estádio da Curuzu. No entanto, o nome oficial é uma homenagem ao responsável pela compra do local: Leônidas Sodré de Castro.

Ao longo da história, além de diversas glórias, festas e conquistas, sobretudo nos títulos da Série B e Copa Norte em 2001, as épicas vitórias que ficaram na memória dos bicolores em que o Papão venceu o Peñarol por 3 x 0, em 1965, um show de rock realizado em 1989 levou mais de 20 mil pessoas para o local e ficou marcado como um histórico evento para todos os amantes do gênero musical.

MELHORIAS E AMPLIAÇÕES

Nos últimos anos, diversas reformas e melhorias foram realizadas pela diretoria do Paysandu no local. Além do aumento de camarotes, e aumento no espaço de arquibancadas, também foram construídos um hotel para servir de concentração aos jogadores nas vésperas dos jogos, troca de alambrados e homenagens para Quarentinha e o já falecido médico Wilson Fiel. Atualmente, a Curuzu tem capacidade para 16.700 lugares.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Paysandu

    Leia mais notícias de Paysandu. Clique aqui!

    Últimas Notícias