O executivo de futebol do Paysandu, Marcelo Sant’Ana, detalhou nesta semana os próximos passos para a conclusão do Centro de Treinamentos do clube, localizado no bairro de Águas Lindas, situado no limite entre os municípios de Belém e Ananindeua. Segundo o dirigente, a expectativa é de que a infraestrutura esteja pronta no início de 2026, provavelmente antes do início da Série C do Campeonato Brasileiro, marcada para 5 de abril.
O CT já conta com dois campos, mas segue incompleto em áreas essenciais. Sant’Ana destacou que recebeu da comissão de futebol e da presidência a garantia de que as obras avançarão nos próximos meses. O executivo reforçou que o atraso na entrega da estrutura tem prejudicado o dia a dia do elenco. Atualmente, setores como vestiário, academia, departamento médico, saúde, performance e fisiologia funcionam na Curuzu. Já os treinos de campo acontecem no CT.
Conteúdo relacionado
"O centro de treinamento tem dois campos, mas a nossa parte de infraestrutura ainda não foi concluída. Hoje, a gente tem vestiário, parte de saúde, performance, tudo aqui na Curuzu, academia. E na hora que a gente precisa fazer o trabalho de campo, a gente tem que pegar o ônibus para ir para o nosso treinamento. Isso atrapalha muito a parte de transferência do trabalho de academia para o campo", disse.
O novo profissional do futebol bicolor prossegue. "E eu tive, tanto da comissão de futebol quanto da presidência, a sinalização que no início do ano que vem, provavelmente antes da Série C do Campeonato Brasileiro, a gente vai estar concluindo aquela infraestrutura. Então, isso já vai mostrar para o torcedor um compromisso no investimento do patrimônio do clube, uma continuidade do desenvolvimento da infraestrutura do Paysandu", destacou.
Atraso de atividades prejudicou desempenho em campo
O trajeto, que dura cerca de 35 minutos para ir e mais 35 para voltar, interfere na rotina física, nutricional e de suplementação dos atletas. Para Sant’Ana, esse vai e vem pode ter contribuído para o aumento de lesões, especialmente na primeira metade de 2025. Vale ressaltar que de acordo com o cronograma inicial da diretoria, a entrega completa de todo o complexo do Centro de Treinamentos do Paysandu estava previsto para setembro deste ano.
"Eu acredito que isso pode ter impactado, em algum momento, na quantidade de lesões que o Paysandu teve, principalmente no primeiro semestre. Porque o calendário é mais cheio do primeiro semestre, você tem uma logística complicada. Você fica, mais ou menos, em dia de trânsito, 35 minutos para ir, 35 minutos para voltar, então compromete a própria suplementação e alimentação pós-treino também", acentua o novo executivo do Papão.
Infraestrutura prevista para o CT
A parte que ainda falta ser concluída inclui:
- Academia completa
- Vestiários
- Departamento de saúde e performance
- Espaços para fisiologia e odontologia
- Piscina e áreas de recuperação
Pré-temporada deve começar em 16 de dezembro
Com 17 jogadores sob contrato e ainda sem reforços anunciados para 2026, o Paysandu já definiu a data prevista para o início da pré-temporada: 16 de dezembro, uma terça-feira. A preparação será realizada em Belém, sem viagens para o interior, como ocorreu em temporadas anteriores. E segundo Sant'Ana todo o planejamento já está sendo voltando para o bom êxito na Série C do novo ano que há de vir.
"Então, é um ponto fundamental para a gente ter de evolução, ter essa sinalização positiva, de conseguir fazer de maneira integrada no futebol profissional, já na Série C, esse trabalho todo dentro do nosso treinamento, que vai aumentar, sem dúvida nenhuma, a nossa harmonia de trabalho e possibilitar melhores resultado", finalizou.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Comentar