O Paysandu está adotando um sistema de rodízio com jogadores das categorias de base nos treinamentos do elenco profissional. Como parte desse planejamento, o zagueiro Kauã Hinkel não seguirá, neste momento, integrado de forma fixa ao grupo principal. Junto com ele, o meia colombiano Jhon Echavez e o lateral-esquerdo Davizinho retornam ao elenco Sub-20 do clube.
Drante a entrevista coletiva desta quarta-feira (21), ao ser questionado pelo repórter Dinho Menezes, da Rádio Clube do Pará, executivo de futebol Marcelo Sant'Ana, destacou que a movimentação faz parte de uma estratégia para dar oportunidades a todos os atletas da base nos trabalhos com os profissionais. "Com os garotos a gente tem que ter calma e qualquer desempenho que algum atleta venha ter a abaixo da expectativa do torcedor, a responsabilidade é minha", disse.
Conteúdo relacionado
- Técnico Júnior Rocha cita otimismo com a preparação do Paysandu
- Curuzu é confirmada e Paysandu abre temporada 2026 em casa

Conforme avaliação e observação realizada pela comissão técnica bicolor, a ideia promovida pelo técnico Júnior Rocha é observar todos os atletas dessa faixa etária trabalhando com o grupo profissional. Além do mais, mesmo retornando ao Sub-20, os jovens continuam no radar do grupo profissional. Prova disso é que o meia Jhon Echavez treinou com os profissionais nesta semana, assim também como atacante Marcos que atuou pela primeira vez no grupo profissional
"Tem alguns que ficarão de maneira direta com a gente e outros irão ficar em transição, que é normal em todos os clubes grandes. Os atletas que tem idade de sub-20, treinarem com o profissional e alguns voltarem para a base. A gente tem no grupo de profissional atleta com idade de sub-17, nesses primeiros 30 dias os atletas foram indicados pelos técnicos da base e tomamos essas decisões neste início de semana", destacou Marcelo Sant'Ana.
O Paysandu também leva em consideração o calendário das categorias de base. Os atletas que ainda têm idade para o Sub-20 disputarão a Copa Pará, competição que garante vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior, principal torneio da categoria no país. Com a medida, o Paysandu busca equilibrar o desenvolvimento dos jovens jogadores com a observação no elenco principal sem comprometer o planejamento da base.

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Comentar