
No Brasil, as viagens frequentes fazem parte da rotina de uma atleta de futebol, especialmente em um país de dimensões continentais. Para o Clube do Remo, que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro nesta temporada de 2025, essa realidade exige atenção redobrada por parte do departamento médico e da comissão técnica, devido às longas distâncias percorridas pelos jogadores durante a competição.
Até o momento, o Leão azul já realizou oito jogos fora de casa nesta temporada, totalizando aproximadamente 23.710 quilômetros percorridos. Ainda neste primeiro turno, a equipe deve viajar mais de 25 mil quilômetros, incluindo o próximo compromisso contra o Goiás, em Goiânia. As viagens envolveram deslocamentos para cidades como São Paulo, Curitiba, Maceió e Criciúma, sendo esta última a mais distante, com 3.735 quilômetros de Belém até Santa Catarina.
CONTEÚDO RELACIONADO
Para evitar o desgaste excessivo dos atletas, o clube adota diversas estratégias coordenadas pelo Departamento Médico, em parceria com a diretoria executiva. Uma dessas ações é evitar viagens durante as madrugadas, preservando o sono dos jogadores. Um exemplo dessa preocupação foi a estratégia adotada para o jogo contra a Chapecoense.
Segundo o diretor do Núcleo Azulino de Saúde e Performance (Nasp) e médico do Remo, Jean Klay, a equipe saiu de Belém com destino a São Paulo, passou a noite na capital paulista, treinou e só então seguiu para Chapecó.
Essa prática, conhecida como "stopover", visa reduzir o impacto do deslocamento e garantir que os atletas tenham uma recuperação adequada do sono, fator fundamental para o desempenho.
"A nossa estratégia para esse jogo contra a Chapecoense foi fazer o stopover, ou seja, o elenco saiu daqui de Belém e foi para São Paulo, passou a noite em São Paulo, treinou e no dia seguinte seguiu para a Chapecó. Justamente para você quebrar um pouco o efeito desse deslocamento e preservar o sono dos atletas. Essa é uma medida importante”, explicou o médico azulino.
RECUPERAÇÃO FÍSICA DURANTE O SONO
De acordo com Jean Klay, o protocolo de recovery é constantemente ajustado conforme a rotina de jogos. Essas medidas visam não apenas melhorar a recuperação muscular, mas também prevenir lesões que podem ser causadas pelo desgaste físico decorrente das longas viagens.
"A gente tem um protocolo bem atualizado de recovery, onde visamos muito a recuperação muscular desses atletas e também existe um controle de carga que vai depender do tipo de semana que a gente tiver. Uma semana aberta com jogos uma vez por semana a carga que se dá é uma, se for uma semana com dois jogos na mesma semana, a carga é Y. Então, são todos esses cuidados que a gente toma, justamente para preservar os nossos atletas".
PRÓXIMA VIAGEM TERÁ UM DIFÍCIL DESAFIO
Na próxima terça-feira (29), o Clube do Remo volta a campo em mais um desafio fora de Belém. A equipe irá até o Estádio Hailé Pinheiro, Serrinha, para encarar o líder Goiás, na cidade de Goiânia-GO. O jogo tem gerado alta expectativa junto aos torcedores pois em caso de vitória azulina, o time - que está invicto há cinco partidas - poderá entrar de vez dentro do grupo dos quatro melhores da competição.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar