Se tornou comum passar por qualquer esquina de Belém e se deparar com tanto lixo espalhado pelo chão, com tanta sujeira a cidade está muito longe de se tornar uma capital referência em limpeza. A avenida Pedro Miranda é um exemplo desses de falta de zelo e limpeza pública. A via é uma das que mais alagam durante as chuvas se tornou um depósito de lixo a céu aberto, como foi flagrado na tarde desta segunda-feira (24).

Uma grande quantidade de sujeira jogada no canteiro da rua esquina com Travessa Curuzu, no bairro da Pedreira, em Belém. Na imagem foi possível identificar restos de entulhos, sofá, colchão além de muito lixo espalhado. 

Moradores denunciam formação de lixão na Pedreira
📷 |
Moradores denunciam formação de lixão na Pedreira
📷 |

Afinal de quem é a culpa? Da população ou dos órgãos responsáveis pela limpeza pública? Moradores das proximidades relatam que a limpeza seletiva é feita regularmente, mas os moradores da área não colaboram e o descarte de lixo e entulhos se tornaram comuns, realizado por carroceiros e até mesmo quem mora na região.

O fisioterapeuta Dionatan Vinchiguera é paranaense e mora em Belém há cerca de 6 anos. Ele conta que, de todos os estados que ele visitou, Belém é uma das capitais mais bonitas e, em compensação, uma das mais sujas: "Moro atualmente aqui, mas já passei por outros estados brasileiros e nunca vi uma capital tão linda e tão suja ao mesmo tempo como Belém, infelizmente os entulhos e a quantidade de lixo ofuscam a beleza da cidade," afirma.

O Dol entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saneamento (SESAN) que informou em nota que a coleta de lixo domiciliar é feita de segunda a sábado, no período noturno. Já a coleta de entulhos ocorre as segundas, quartas e sextas também no período noturno e reforça que tem atuado com uma equipe de educação ambiental para instruir a população.

  
Foto:

MAIS ACESSADAS