A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) é uma entidade intergovernamental única na América Latina, composta por oito países que compartilham a bacia amazônica: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Estes países assinaram o Tratado de Cooperação Amazônica (TCA), estabelecendo a OTCA como um bloco socioambiental sem paralelos na região.
LEIA MAIS SOBRE A COP30
Entrevista Hana Ghassan: “Realizar um evento como a COP 30 exigirá a união de todos”
O que a COP 30 na Amazônia reserva para as crianças?
Brasil chegará à COP 30 como protagonista, diz Marina Silva
A OTCA opera sob uma visão de Cooperação Sul-Sul, trabalhando em várias dimensões, incluindo político-diplomática, estratégica e técnica. Ela busca criar sinergias entre governos, organizações multilaterais, agências de cooperação, sociedade civil organizada, movimentos sociais, a comunidade científica, setores produtivos e a sociedade em geral, no contexto da implementação do TCA.
A visão da OTCA para a Região Amazônica é a de alcançar o desenvolvimento sustentável através do equilíbrio entre a exploração de seus recursos e sua proteção e conservação. Este equilíbrio deve ser alcançado respeitando a equidade que garanta o desenvolvimento integral sustentável da região, com a presença efetiva do Estado em seus diferentes níveis de governo e das populações amazônicas exercendo plenamente seus direitos e obrigações, de acordo com a legislação nacional e os acordos internacionais.
LEIA O ARTIGO COMPLETO SOBRE A OTCA NO AMAZÔNIA ONLINE, PARCEIRO DO DOL
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar