![Imagem ilustrativa da notícia UFPA recebe curso sobre educação antirracista](https://cdn.dol.com.br/img/Artigo-Destaque/890000/640x360/antirracista_00893980_0_-3.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.dol.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F890000%2Fantirracista_00893980_0_.jpg%3Fxid%3D3005448&xid=3005448)
Fundamentada na Lei Federal 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileiras na educação, o curso "Corpo e Ancestralidades – Caminhos para uma educação antirracista" será realizado na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA), entre os dias de 11 a 13 de fevereiro. As inscrições são gratuitas.
O curso busca discutir implementações práticas e políticas educacionais que promovem a igualdade racial e o combate de discriminações e desigualdades existentes na sociedade.
Conteúdo relacionado
- Escola de Teatro e Dança da UFPA abre inscrições
- Reitor da UFPA fala sobre reestruturação e novos projetos
- Igor Normando cria Secretaria de Igualdade Racial
“A Escola de Teatro e Dança, assim como qualquer outra instituição de ensino, deve garantir um espaço contínuo de debate e reflexão sobre o racismo e suas implicações sociais, culturais e históricas. A ETDUFPA à comunidade acadêmica a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a contribuição das tradições ancestrais africanas para a dança e arte cênica, para que esses alunos consigam refletir criticamente sobre as questões de raça, identidade e pertencimento”, explica o coordenador do evento, Carlos Dergan.
O curso apresentará ideias e espaços de produção de diversos saberes e epistemologias, contribuindo para o fortalecimento e aperfeiçoamento de relações de como o corpo de pessoas pretas é tratado na perspectiva da cultura iorubá, povo da África Ocidental que contribuiu para a formação da cultura brasileira.
Ataíde Júnior, professor e palestrante do evento, pontua que “o racismo é parte estruturante da organização da sociedade brasileira, um fenômeno que se manifesta de múltiplas formas e age em todas as áreas do conhecimento humano, e a arte não se faz exceção. A compreensão de existir arte de “alta” ou “baixa” qualidade muitas vezes despreza os elementos de construção do fazer artístico e se atém somente à origem cultural e geográfica da manifestação”, disse.
Serviço
Curso "Corpo e Ancestralidades – Caminhos para uma educação antirracista"
- Data: 11 a 13 de fevereiro
- Horário: 13h às 14h30;
- Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas (Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 546 - Belém).
- Inscrições: http://linktr.ee/etdufpaoficial
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar