plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
PRODUÇÃO

Alepa discute regulamentação do café de açaí

Na última terça-feira (18), produtores, políticos e pesquisadores se reunirão para discutir sobre a regulamentação do café de açaí

Imagem ilustrativa da notícia Alepa discute regulamentação do café de açaí camera Produtores, pesquisadores e políticos se reuniram para tratar da regulamentação do produto | Celso Lobo (AID/Alepa)

Já ouviu falar no café de açaí? Parece estranho? Bom, mas não é. Cerca de 50 produtores em todo Pará fazem o produto do zero há anos e agora o assunto tornou a ser pauta política e econômica.

Na última terça-feira (18), a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizou uma reunião para discutir o andamento das pesquisas para a regulamentação do café de açaí no Estado.

O encontro, que reuniu representantes da Câmara Técnica de Comercialização, Agroecologia, Produtos Orgânicos e Sociobiodiversidade; da Associação Brasileira das Indústrias de Café de Açaí (Abica); pesquisadores das Universidades Federal do Pará (UFPA), do Estado do Pará (Uepa) e Federal Rural da Amazônia (Ufra); além de empreendedores do segmento; ocorreu no gabinete do deputado Eraldo Pimenta (MDB), articulador e mediador desse trabalho pela legalização e promoção desse mercado.

O foco do encontro era discutir o andamento das pesquisas sore a regulamentação do café de açaí no Pará. A pauta já era discutida há algum tempo, teve uma baixa e agora, com o foco na valorização de produtos locais e que valorizam a Amazônia, o produto voltou a ser assunto.

A reunião falou sobre a regulamentação do produto, a criação de um Padrão de Identidade e Qualidade, especificamente o grão de açaí torrado e moído, para a comercialização no Estado do Pará, no Brasil e no mercado internacional.

Com isso, os pesquisadores das Universidades publicas do estado vão ficar responsáveis por realizarem as pesquisas técnicas, que envolvem questões bioquímicas, toxicológicas e mercadológicas.

Leia mais:

Há 50 anos, a ciência dá o norte ao campo

O papel fundamental das abelhas para o meio ambiente

A UEPA ficou com a responsabilidade da pesquisa físico-química. A UFPA será encarregada dos estudos de toxicologia e a UFRA, dos estudos da microbiologia do subproduto do açaí.

De acordo com os pesquisadores da UEPA e UFPA, a previsão é que os levantamentos de pesquisa para o grupo sejam entregues nos próximos quatro meses

Nilton Akio Muto, professor de biotecnologia da UFPA e pesquisador do Centro de Valorização de Compostos e Bioativos da Amazônia, destaca que o caroço do açaí, de onde faz o café, é um subproduto da cadeia do açaí, representando 85% da composição do fruto - sendo os outros 15% polpa.

Café de Açaí possui mais de 30 anos de produção
📷 Café de Açaí possui mais de 30 anos de produção |Celso Lobo (AID/Alepa)

"Esse subproduto pode ser utilizado como matéria-prima para pesquisa de novos produtos, um deles é o café de açaí, mas, para dar validade e segurança ao consumo, é preciso fazer estudos para garantir que o produto seja isento de danos ou toxicidades e, posteriormente, levantar informações sobre os benefícios que esse produto pode trazer", destacou Nilton.

De acordo com Orlando Nascimento da Silva, presidente da Abica (Associação Brasileira da Indústria de Café de Açaí) e produtor do café de açaí em Pacajá, no sudeste paraense, o produto é feito há mais de 30 anos, sem regulamentação.

Ainda de acordo com ele, antes da Vigilância Sanitária fechar algumas fábricas, eram 50 toneladas por mês de exportação.

"O objetivo hoje da reunião é tentar avançar na legalização desse produto, saber em que ponto das pesquisas nós estamos para seguir em frente", explicou Orlando.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em AgroPará

Leia mais notícias de AgroPará. Clique aqui!

Últimas Notícias