O Prêmio Agropará completou 10 anos com 1.780 indicados que já concorreram à única premiação no Estado que reconhece o agronegócio paraense, um dos maiores e mais importantes setores da economia paraense. Este ano, foram mais 19 categorias de setores relacionados à agricultura e pecuária.
A cerimônia de premiação ocorreu no último dia 4 de dezembro, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) e celebrou o encerramento do 62º Encontro Ruralista, promovido pela federação. O Prêmio Agropará é um marco que reforça o papel do agronegócio no desenvolvimento econômico e social da região, unindo os premiados no compromisso com o crescimento sustentável e para tornar o Pará uma potência no cenário agropecuário nacional.
Camilo Centeno, presidente do Grupo RBA, destaca que o prêmio foi pensado foi com a intenção de destacar as maiores e melhores empresas do agro paraense e reconhecer suas melhores iniciativas. “O Agronegócio é uma atividade de extrema importância para a economia paraense em diversas áreas. E a Revista Agropará serve como instrumento para tornar pública essas iniciativas. Esses bons exemplos precisam ser divulgados aqui no Estado e fora daqui”.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Encontro Ruralista debate desenvolvimento ambiental
- Banco da Amazônia investe em um futuro mais sustentável
O executivo destaca que essas iniciativas se tornam ainda mais importantes no momento atual, quando o Belém vai sediar a COP30, mais e mais importante evento climático do planeta. “Não há qualquer conflito entre a sustentabilidade e o agronegócio, desde que a atividade seja conduzida dentro das boas práticas. Nessa perspectiva o setor acaba ajudando muito a biodiversidade a nível local e nacional”, destaca.
Nilton Lobato, diretor comercial do Grupo RBA avalia que a “dobradinha” Prêmio Agropará e Revista Agropará se consolidaram como dois instrumentos que mais ajudam a divulgar as boas práticas do agronegócio paraense. “O prêmio chega à sua 10ª edição, sendo uma escolha exclusivamente técnica, pois quem escolhe os ganhadores de cada categoria são os setores especializados de cada área. A escolha da lista tríplice é soberana das entidades e associações de cada categoria. O grupo RBA apenas premia”, explica.
Quer mais notícias de AgroPará? Acesse nosso canal no WhatsApp
Carlos Xavier, presidente da Faepa, disse que é uma honra para a entidade sediar uma premiação tão importante como o Prêmio Agropará e parabenizou o Grupo RBA pela iniciativa. “O Estado do Pará tem tudo para ser o maior e mais importante Estado da nação brasileira pelas imensas potencialidades que possui. Mas infelizmente temos municípios com os menores Índices de desenvolvimento, o que é uma imensa contradição. Por isso que iniciativas da RBA em premiar e divulgar o agronegócio, que é um setor importante e que pode ajudar a reverter esse quadro, merece todo o nosso apoio”, afirma.
Veja mais fotos do Prêmio AgroPará:
Conheça os vencedores em cada uma das 19 categorias do Prêmio Agropará 2024:
TÉCNICO DESTAQUE EM AGRONEGÓCIOS NO PARÁ 2024
- Paulo Vicente Costa - veterinário de rastreabilidade
DESTAQUE 2024
- JP Agrícola – Consultoria, Pesquisa e Desenvolvimento (Paragominas)
ORGANIZAÇÃO E FOMENTO AO AGRONEGÓCIO PARAENSE
- Comissão Estadual das Mulheres do Agro - Mulheres do Agro
FLORES, PLANTAS ORNAMENTAIS E ARRANJOS FLORAIS
- Asflora - Instituto Amigos da Floresta Amazônica (Marituba)
AVICULTURA
- Agrolider Consultoria Veterinária Ltda - Veterinário Odilon (Marabá)
FRUTICULTURA
- Cupuaçu - Maria do Carmo Brito (Abaetetuba)
APICULTURA E MELIPONICULTURA
- Irapuã Meliapolis (capacitação) - Andrio Andrade (Belém)
MANDIOCA E FEIJÃO CAUPI
- Copafim - Cooperativa de Agricultura Familiar de Igarapé Miri (Igarapé Miri)
CRIAÇÃO E MERCADO PET
- Pet House Comércio Ltda. - Cynthia, Marina e Alexandre Coroa (Belém)
CACAU
- Miriam Aparecida Federicci Vieira (Medicilândia)
AQUICULTURA
- Açucena Agronegócio - Marco Lott (Paragominas)ć
REFLORESTAMENTO E MADEIRAS
- TFA Plantio Ltda. - Daniela Gontijo (Paragominas)
OVINOCULTURA E SUINOCULTURA
- FJK Agropecuária-Fazenda Paraíso - Philipe de Lamare Soares Ferreira (Marabá - ovinos, suínos e peixes)
AÇAÍ
- Açaí KAÁ- Reinaldo Pinto dos Santos e Ben Hur Borges (Icoaraci-Belém)
EQUINOS, ASININOS E MUARES
- Hípica Vitória - Escola de Equitação (Santa Izabel do Pará)
PALMA, ÓLEOS E GORDURAS VEGETAIS
- Agropalma - Marcella Novaes (Tailândia)
BUBALINOS
- Fazenda Montenegro - Pedro Steiner (Chaves)
GRÃOS - ARROZ, SOJA E MILHO
- Agro Cangaia - Guilherme Frota Carvalho (Tailândia)
BOVINOS
- Fazenda Carioca - Altair Burlamaqui (Castanhal)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar