Diário Online
Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
28°
cotação atual R$
PRA SALVAR O BOLSO

Veja 5 dicas para poupar combustível e economizar dinheiro

Realizar manutenção no veículo constantemente é essencial para garantir a economia para o bolso

quarta-feira, 01/09/2021, 15:00 - Atualizado em 01/09/2021, 15:00 - Autor: Com informações da assessoria


Imagem ilustrativa da notícia Veja 5 dicas para poupar combustível e economizar dinheiro
| Reprodução/Freepik

Aumento dos combustíveis, redução dos ganhos, manutenção do carro cara são as principais reclamações dos motoristas de aplicativos, taxistas, profissionais de logística e, na verdade, de todo mundo que tem carro.

Para tirar dúvidas, dar dicas e mostrar quais serviços são desnecessários, o engenheiro mecânico Denis Marum destacou algumas dicas de manutenção para diminuir os custos com o carro. Confira:

1. Óleo do Motor

Não deixe passar a data de troca, seja por quilometragem ou tempo de uso. Utilize sempre o óleo indicado no manual do proprietário e evite ser convencido pelos atendentes ou frentistas que insistem em vender produtos diferentes. Atenção: o óleo do motor não precisa de aditivo.

2. Vazamentos

Fique atento aos vazamentos de óleo do motor, da direção hidráulica e de água. Observe a coloração: óleo do motor é marrom escuro (quando novo, a tonalidade é um pouco mais clara), óleo da direção hidráulica ou do câmbio automático é vermelho, vazamento de água é transparente, mas se o tom é o rosado, pode ser que o sistema de arrefecimento do veículo esteja comprometido.

3. Amortecedores

Quando for trocar o amortecedor, opte por uma peça nova, esqueça as recondicionadas. Amortecedor cansado pode estragar as buchas da suspensão e os pneus.

4. Velas

Responsáveis por queimar o combustível que entra no motor, quando desgastadas parte do combustível é eliminado pelo escapamento, fazendo com que você jogue dinheiro fora.

5. Alinhamento e balanceamento

Adiar esse ajuste faz com que haja gastos com combustível, desgaste prematuro dos pneus e desconforto na direção.

E quais são as pegadinhas da manutenção do veículo? “Motorista tem que saber o que importa. Imagina que ainda tem muitos motoristas que são convencidos a fazer cambagem. Será que precisa fazer? Assim como a limpeza de bicos, que nem sempre é necessário. Fica esperto: sensor lambda é a última peça a ser substituída e existe a gang do catalizador”, adverte Denis Marum.

E se o motorista desconfiar se a gasolina está batizada, tem um teste rápido e fácil: em um copo plástico, coloque a gasolina. Se estiver adulterada, o fundo do copo vai derreter. Combustível adulterado pode estragar a bomba, a boia de combustível, os bicos injetores e até o catalizador do escapamento.

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)
MAISACESSADAS