Recentemente, um motorista compartilhou um truque para obter um litro a mais de gasolina em cada abastecimento tem chamado atenção nas redes sociais.
De acordo com ele, basta esticar a mangueira sobre o carro durante o abastecimento, sem se preocupar com danos à lataria, e isso deixaria quase um litro adicional de combustível para o condutor.
Veja também:
Veja 8 apps para pagar menos na hora de abastecer o carro
Gasolina barata: veja onde abastecer o veículo em Belém
De acordo com as empresas de combustíveis e fornecedoras de bombas, há uma base de verdade na dica compartilhada pelo motorista. Durante o processo de abastecimento, a mangueira da bomba de combustível realmente acumula uma pequena quantidade de gasolina. No entanto, o volume retido na mangueira é mínimo, geralmente insignificante para a maioria dos veículos.
Os especialistas ressaltaram que, enquanto o motorista poderia teoricamente recuperar esse pequeno abastecimento de combustível, ele também receberia o que ficou do abastecimento anterior. Dessa forma, qualquer tentativa de ganhar uma quantidade significativa de gasolina por meio dessa prática seria pouco eficiente.
Como funciona
- Segundo as empresas, o fluxo de vazão da bomba é composto por uma sequência de fatores:
- Os tanques de combustível ficam no solo e possuem um tubo que os ligam até a bomba;
- A bomba tem um motor que suga o produto, como um canudo, conduzido por uma cabeça eletrônica, que fecha esse "canudo" no volume pedido;
- O controle do volume fica no motor de sucção.
- No entanto, a mangueira tem uma função insignificante nesse processo. A função da bomba hidráulica juntamente com o bico é regular isso.
- O volume retido no interior da mangueira já foi medido pelo medidor e computado pela eletrônica da bomba e é compensado no abastecimento seguinte. Desta forma a mangueira sempre contém determinado volume de combustível.
- As empresas explicam que o Inmetro exige que as mangueiras não sejam flexíveis e que não possam sofrer compressão. Por esse motivo, elas possuem uma trama de aço como reforço. Uma vez que o gatilho do bico deixa de ser pressionado, a válvula interrompe o fluxo de combustível.
- Além disso, o bico de abastecimento possui válvulas internas que impedem que o conteúdo da mangueira seja drenado.
"Por contar com dispositivos internos que impedem o fluxo de combustível de forma indevida ou não computada e pelo fato de a mangueira apresentar rigidez na sua construção, manter a mangueira esticada ou não, não irá influenciar no volume abastecido", explicam as empresas em comunicado conjunto.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar