A tecnologia dos câmbios automáticos tem se tornado cada vez mais acessível. Anteriormente restrita a veículos de luxo, hoje metade dos automóveis zero-quilômetro vendidos no Brasil já vem equipada com esse recurso. Com a popularização, surgem dúvidas sobre como utilizar o câmbio automático de maneira eficiente para economizar combustível.

Entre as vantagens de se usar o câmbio automático, estão o conforto e a praticidade de não precisar trocar as marchas, a facilidade de uso para quem está aprendendo a dirigir, condução suave e tecnologia, já que muitos modelos automáticos já vêm equipados com tecnologia avançada

Conteúdos relacionados:

Se você quer aprender a usar o câmbio automático da forma certa continue a leitura das dicas abaixo.

Confira as dicas de especialistas da SAE Brasil, com práticas recomendadas para otimizar o uso do câmbio automático e, consequentemente, poupar combustível.

Quer saber mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp

1. Mito do Modo 'N' em Descidas

Muitos motoristas acreditam que colocar o câmbio em neutro (posição 'N') em descidas economiza combustível. Isso é um equívoco. Além de não contribuir para a economia, essa prática pode causar danos ao sistema de transmissão e aumentar o risco de acidentes, pois retira o controle do motorista sobre o veículo.

2. Segurar com acelerador o carro na subida

Carros automáticos conseguem permanecer parados em aclives sem a necessidade de acionar os freios. Muitos motoristas ainda reagem como se estivessem dirigindo um carro de câmbio manual. Mas acelerar para segurar o carro esquenta o óleo da transmissão e aumenta o consumo de combustível. Mantenha o pé no freio quando estiver parado em subidas.

3. Marchas Reduzidas

Você já deve ter visto em alguns carros as funções (L) ou 3 - 2 - 1. Estas posições permitem o bloqueio das marchas e devem ser usadas em situações extremas, impedindo que o veículo troque as marchas automaticamente, seja qual for a inclinação. A marcha reduzida também é útil para manter marchas mais curtas e os giros de rpm mais altos. É uma função importante para atravessar um alagamento, rebocar outro veículo, ou rodar em baixa velocidade com rotações elevadas para não deixar o motor 'morrer'.

4. Evitar o Modo Sport

Se quer economizar, esqueça a função "S" ou Sport para deixar o carro mais esportivo. Esportivo gasta mais. As trocas de marchas ocorrem mais espaçadas, com giros mais altos do motor. Isso melhora a aceleração, mas gasta mais combustível. Utilize o modo Eco ou Econômico, se disponível no seu veículo.

5. Manutenção Preventiva

A manutenção regular do veículo é essencial para garantir o bom funcionamento do câmbio automático e a eficiência no consumo de combustível. Isso inclui a verificação do nível e da qualidade do fluido de transmissão, bem como a inspeção de componentes relacionados.

Ao seguir essas práticas recomendadas, você pode maximizar a eficiência do seu veículo automático e economizar combustível, além de prolongar a vida útil do seu sistema de transmissão.

MAIS ACESSADAS