plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
BABY DOL

Setembro Amarelo: Como ajudar uma mãe com depressão pós-parto?

A depressão pós-parto pode ser confundida com o chamado baby blues - conjunto de sentimentos de desânimo, cansaço e tristeza - que atinge de 30% a 75% das mulheres, mas que desaparece em até duas semanas e não necessita de tratamento.Alimentação infant

Imagem ilustrativa da notícia Setembro Amarelo: Como ajudar uma mãe com depressão pós-parto? camera Apoio da família e dos amigos é fundamental para ajudar uma mãe com depressão pós-parto. | Reprodução

A depressão pós-parto pode ser confundida com o chamado baby blues - conjunto de sentimentos de desânimo, cansaço e tristeza - que atinge de 30% a 75% das mulheres, mas que desaparece em até duas semanas e não necessita de tratamento.

Alimentação infantil: o que fazer quando a criança não come?

Segundo o psicólogo do Hapvida, André Assunção, “o que se traduz por baby blues são sintomas de tristeza e falta de reconhecimento da mulher/mãe no período pós-gestacional. Não incluiu os sintomas próprios de uma depressão”.

Já a depressão pós-parto, segundo o especialista, é um transtorno de humor que ocorre no percurso pós-gestacional da mulher, associado a mudanças hormonais e dificuldades de se sentir feliz e com sentimentos de amor, afeto e cuidado para com o recém-nascido.

Otite: Ouvido inflamado? Pediatra explica como reconhecer e tratar

“Inclui também a dificuldade de manter o vínculo afetivo com o bebê, ausência de desejo e dificuldades para se reconhecer mães. Os sintomas de falta ou execrado de apetite, falta de cuidado e zelo com o corpo, recusa pela presença do pai e tristeza frequente são sintomas”, explica.

Psicólogo do Hapvida, André Assunção, explica como ajudar uma mãe com depressão pós-parto.
📷 Psicólogo do Hapvida, André Assunção, explica como ajudar uma mãe com depressão pós-parto. |Divulgação

No Brasil, estima-se que a depressão pós-parto atinge uma em cada quatro mulheres. Os sintomas podem se iniciar ainda na gestação.

Sarampo: tudo o que você precisa saber para proteger as crianças da doença

Assunção destaca que as causas da depressão pós-parto estão ligadas ao ambiente em que se vive, sintomas de depressão já existentes, queixas emocionais, problemas conjugais, sintomas deprimidos na gestação e falta de aceitação do estágio materno.

Disciplina positiva: entenda os benefícios e como aplicá-la na educação dos filhos

“A depressão pós-parto pode ser desencadeada pelas mudanças hormonais, as dificuldades de aceitação da própria gestação, a falta do desejo na gravidez não planejada, problema na recepção do bebê, problemas no relacionamento afetivo com o esposo/namorado, além de questões voltadas a perda de liberdade e dificuldade de transmitir afeto ao bebê”, destaca o psicólogo.

COMO AJUDAR?

E o que fazer para ajudar uma mãe passando por esse momento difícil? O apoio, segundo o psicólogo do Hapvida, deve partir de familiares e amigos sem julgamentos ou conceitos pré-determinados.

“Ao identificar mudanças de humor repentinos, sinais de tristeza aparente e sem motivo, angústias, choro e outros, a família e amigos podem buscar ajuda profissional na área de saúde: acompanhamento psicológico e psiquiátrico”, orienta.

O especialista destaca ainda a importância de incentivar a busca por ajuda médica, logo ao observar os sintomas existentes.

“O período de chegada de um bebê pode ser de muitas mudanças emocionais e por isso, os pais podem fazer acompanhamento para isso, em especial a mulher”, recomenda.

Setembro Amarelo: Como ajudar uma mãe com depressão pós-parto?
📷 |

O psicólogo explica os impactos de uma depressão gestacional está diretamente ligada à formação e manutenção dos vínculos iniciais da vida do bebê.

“Esse processo depressivo pode gerar deficiência na formação dos vínculos entre mãe e filho, trazendo prejuízos psíquicos e emocionais a criança numa vida futura”, ressalta André.

Assunção enfatiza ainda, que o bebê pode se sentir psicologicamente rejeitado quando a mãe fica com dificuldade de se relacionar com ele, amamentar, cuidar e afagar, “por isso, é importante que o pai e outras figuras de cuidado estejam por perto para acalentar o bebê”.

A ajuda pode ser fornecida nos postos de saúde por encaminhamento ao Capsi (centros de atendimento público do município e estado) e sistemas de planos de saúde (com acompanhamento psicológico). Também pode-se buscar atendimento particular.

SETEMBRO AMARELO

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

Hoje, cerca de 3 mil voluntários, em mais de 110 postos, prestam serviço voluntário e gratuito 24 horas por dia, nos 365 dias do ano, aos que querem e precisam conversar sobre seus sentimentos, dores e descobertas, dificuldades e alegrias. Ligue 188.

Reportagem: Andressa Ferreira

Multimídia: Demax Silva

Edição: Enderson Oliveira e Gustavo Dutra

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em BabyDOL

Leia mais notícias de BabyDOL. Clique aqui!

Últimas Notícias