Maragogi, conhecido como um dos principais pontos turísticos de Alagoas, decretou estado de alerta máximo por conta das manchas de petróleo que atingem praias do Nordeste. 

O decreto foi publicado na edição da última segunda-feira (28), no Diário Oficial dos Municípios de Alagoas, e determina que, até o dia 23 de dezembro, todos os resíduos de óleo que surgirem no litoral do município devem ser recolhidos e encaminhados para “destinação ambientalmente correta”. 

Além disso, uma das determinações do decreto, foi a criação de um Grupo Técnico de Acompanhamento para monitorar a situação das praias. Outros dois municípios do estado apresentam situação de emergência. Sergipe, Bahia e Pernambuco já tiveram a situação reconhecida pelo governo federal.

No último dia 25 de outubro, Japaratinga, também no litoral de Alagoas, declarou situação de emergência e informou que é uma das cidades “mais afetadas pelo vazamento do óleo nas praias da região”. 

O decreto também informa que, há mais de dois meses, Maragogi é atingido pelo material e que a atividade turística “depende fundamentalmente das condições de balneabilidade das praias e integridade dos atributos naturais”. 

Foto: Divulgação

MAIS ACESSADAS