Com crescimento explosivo de casos de Covid-19 e mortes provocadas pela pandemia, a região Norte alcançou na última quinta-feira (30) a preocupante marca de mais de 10 mil pessoas contaminadas com o novo coronavírus. No total, já são 748 mortes na região.

O número, infelizmente, deve ser bem maior, por conta dos casos de subnotificação, os pacientes ainda investigados e mesmo as pessoas que se recusam a acreditar na força da doença e a encaram como uma "gripe" ou 'virose", embora seu resultado seja letal muitas vezes.

Na região, o maior índice de casos segue no Amazonas (quase 4 milhões de habitantes), com 5.254 pessoas contaminadas e 425 mortes, segundo o último balanço do Ministério da Saúde. Para piorar, o Governo vizinho anunciou que as atividades econômicas devem ser retomadas no dia 14 de maio, quando o Estado ainda deve estar com números assustadores de contaminação e óbitos.

Na triste classificação, a seguir, vem o Pará (pouco mais de 8 milhões de habitantes), com 2.999 casos e 244 mortos. O crescimento ocorreu principalmente nas últimas três semanas, quando parte da população, descumprindo decreto estadual, decidiu ir mais às ruas.

Na outra ponta da tabela, está o Acre, com 404 casos e 19 mortes. O Estado, que possui quase 800 mil habitantes, possuía um dos maiores índices no início da pandemia, mas vem conseguindo controlá-la, mesmo que faça fronteira com o Amazonas e mais dois países: Peru e Bolívia.

Por fim, como foi desde o fim de fevereiro, período de início da contagem oficial da contaminação de coronavírus no Brasil, o Estado menos infectado no Norte e no Brasil segue sendo o Tocantins, que possui população de quase 1,5 milhão. O estado, mesmo fazendo fronteira com estados que registram alto índice de contaminação (Pará, Maranhão e Bahia, além de Mato Grosso e Goiás, com números controlados), apresenta apenas 137 casos e 3 mortes.

Veja o ranking de casos e óbitos na Região Norte:

1 - Amazonas (5.254 casos e 425 óbitos)

2 - Pará (2.999 contaminados e 244 mortes)

3 - Amapá (1.080 infectados e 34 óbitos) 

4 - Roraima (519 casos e 7 mortes)

5 - Rondônia (502 contaminados e 16 óbitos)

6 - Acre (404 casos e 19 mortes)

7 - Tocantins (137 contaminados e 3 óbitos)

MAIS ACESSADAS