Após receber milhares de críticas pela escolha de comentaristas de cor branca para comentar a onda de protestos anti-racismo pelo mundo, o canal fechado Globo News tentou se redimir e esta quarta-feira (3) escalou apenas comentaristas pretos para participarem do debate. Entre as profissionais escolhidas, estavam a veterana Zileide Silva e Maju Coutinho, atual apresentador do Jornal Hoje.

A escolha, inédita na televisão brasileira, foi um dos assuntos mais comentados no Twitter. As principais emissoras no Brasil vinham recebendo milhares de críticas pela escolha maioritária de profissionais da cor branca para comentar um tema onde ninguém conhece melhor que os que sofrem ou sofreram racismo.

Na terça (2), a jornalista e ex-consulesa francesa Alexandra Loras criticou, em um debate sobre racismo ao vivo no canal CNN Brasil, a escolha do âncora Willian Waack como comentarista da emissora dos protestos. O jornalista foi demitido da TV Globo após ser flagrado fazendo comentários racistas durante uma transmissão.

"Hoje, a CNN e toda mídia brasileira têm o poder de convidar acadêmicos negros para conversar sobre essa temática. Quando vejo o William Waack, que foi mandado embora por um episódio de racismo, e hoje ele debater tanto tempo sobre o racismo... Eu acho que deveríamos também convidar negros para debater sobre essas questões", disse ela.

Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS