Num momento em que aumentam as queimadas na Amazônia e que o Pantanal nunca foi tão destruído pelas chamas ateadas intencionalmente, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer nesta quinta-feira (17) que o Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente no mundo e que está de parabéns. 

“O Brasil está de parabéns na maneira como preserva o seu meio ambiente”, declarou Bolsonaro na inauguração da Usina Fotovoltaica em Coremas, na Paraíba.

Bolsonaro também afirmou que seu governo, “cada vez mais”, acredita na iniciativa privada. Ele declarou que “não é fácil investir e empreender em nosso país ainda”, mas disse que seu governo trabalha para descomplicar esse processo junto ao Congresso.

“Estamos juntos com o Parlamento trabalhando para mudar o destino do Brasil. (…) Nós cada vez mais nos entendemos, nos empenhamos e buscamos soluções para os nossos problemas”, afirmou.

Ainda com quase metade de setembro pela frente, o Pantanal já bateu o recorde histórico de queimadas para todo o mês.

Setembro de 2007 detinha o posto de maior número de incêndios no bioma, com 5.498 focos de calor registrados pelo Programa Queimadas, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O valor era o terceiro maior registro de fogo para qualquer mês em toda a história documentada do Pantanal, ficando atrás somente dos 5.993 focos de incêndio observados em agosto de 2005 e dos 5.935 focos de agosto deste ano.

Setembro de 2007 ficou para trás com os focos de fogo registrados na quarta-feira (16). Até o momento, o bioma já registrou 5.603 queimadas, número quase três vezes acima da média para o mês.

Pelo ritmo diário de registro de fogo, setembro de 2020 será, com folga, o mês com o maior número de queimadas já registrado em toda a história no Pantanal.

Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS