plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
COMPRA DE IMÓVEIS

Black Friday: saiba como evitar armadilhas na hora de adquirir a casa própria

Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis dá dicas para evitar cair em golpes

Imagem ilustrativa da notícia Black Friday: saiba como evitar armadilhas na hora de adquirir a casa própria camera É importante levar algumas questões em consideração antes de fechar negócio. | Reprodução

Novembro já entrou no calendário como o mês das promoções imperdíveis em quase todo o mundo. As ofertas, na maioria das vezes tentadoras, levam o consumidor a adquirir produtos e serviços com valores bem abaixo do habitual. Em 2019, o mercado de imóveis ofereceu descontos de até 30% na Black Friday. Porém, a Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (Abadi) alerta que é necessário cautela antes de adquirir um novo imóvel.

De acordo com Marcelo Borges, é importante que o consumidor não seja ansioso e avalie com responsabilidade as oportunidades ofertadas, sempre analisando as perspectivas de preços para o futuro.

“Se em 2019 o número de vendas online aumentou em 23%, neste ano, o dia 27 de novembro indica que esse número será ainda bem maior por causa da pandemia. As ofertas são muito tentadoras, principalmente na internet, onde tudo acaba sendo feito sem contato presencial. O consumidor adotou novos hábitos e muitos ainda preferem manter a distância social até que seja oferecida a vacina contra a Covid-19”, analisa.

O consumidor deve estar ciente entre a diferença de uma loja que compra eletrodomésticos e decide dar desconto na Black Friday, e de um feirão de imóveis. No segundo caso, as empresas que estão negociando a promoção são intermediadoras, já que os imóveis são de propriedade de terceiros.

“A relação não é a mesma. O consumidor deve ficar atento à essa distinção, essa é uma oportunidade de melhor negociação entre quem vende e quem compra”, analisa Rafael Thomé, presidente da Abadi.

Leia mais:

Black Friday: saiba como evitar fraudes ao comprar pela internet

Black Friday está chegando: promoção amiga ou inimiga do consumidor?

Além disso, outras questões são importantes antes de fechar o negócio durante as promoções da Black Friday:

- Pesquisar valores: não fechar negócio assim que encontrar a oferta;

- Não comprar um imóvel sem conhecê-lo antes. E, mesmo assim, pesquise por outras promoções nas redondezas e avalie se está fazendo um bom negócio;

- Se informar sobre a procedência da empresa que está oferecendo os descontos;

- Desconfiar de valores muito abaixo do mercado – mesmo em promoções;

- Confira se o imóvel está regular. Se estiver em construção, verifique se o Memorial de Incorporação está registrado na Prefeitura. Para unidade pronta, verifique a matrícula no Cartório de Registro de Imóveis;

- Para imóveis em condomínios: verifique com o síndico se as taxas condominiais estão em dia;

- Procurar se comunicar com outras empresas que já tenham feito negócio com a empresa que está vendendo o imóvel.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias