plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
PANDEMIA

Enem começa neste domingo em meio ao pior momento da pandemia ; veja regras

Cerca de 5,8 milhões de alunos estão inscritos na edição deste ano; por conta da pandemia, prova pode ter a maior abstenção desde o início da sua aplicação

Cerca de 5,78 milhões de candidatos confirmados, participam do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 neste domingo (17), mesmo com a alta de casos e óbitos por Covid-19. O exame é considerado o maior vestibular do país, a nota do Enem serve para disputar vagas em universidades e dar acesso a programas de bolsar (Prouni) ou financiamento de mensalidade (Fies).

A aplicação da prova tem sido alvo de disputas judiciais, devido à pandemia. E acontece mesmo com treze estados registrando alta nas mortes: AL, AM, GO, MG, MT, PE, PI, RJ, RN, RR, SE, SP e TO. Eles têm 3,1 milhões de inscritos no Enem 2020 – 54,25% do total.

É dia de prova do Enem para 330 mil candidatos no Pará

Sespa divulga orientações sanitárias para o Enem

O Amazonas é um dos estados que enfrenta colapso na saúde por conta da pandemia, porém mais de 160 mil alunos farão a prova em 23 e 24 de fevereiro. A decisão é da Justiça, medida tomada para conter o caos no sistema de saúde do estado, que enfrenta hospitais lotados e até falta de oxigênio.

Confira regra do que pode e o que não pode

No primeiro dia, os portões dos locais de aplicação serão abertos a partir das 11h30, e fechados pontualmente às 13h.

Este ano, todos os estudantes terão de utilizar máscaras, podendo tirar apenas para comer ou beber água.

Haverá nos locais álcool em gel para que os estudantes higienizam as mãos, mas é permitido levar o próprio produto.

Também é recomendado que os candidatos levem lanche e água e/ou outras bebidas, com exceção das alcoólicas -- que podem levar à eliminação. A orientação é estar com o Cartão de Confirmação da Inscrição. Nele, está o local de prova. O documento pode ser acessado na Página do Participante.

Os candidatos não podem portar, durante o exame, nenhum dispositivo como celulares, smartphones, tablets, gravadores, pen drives, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.

São proibidos: fones de ouvido, óculos escuros e artigos de chapelaria, (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares) além de caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, anotações e relógio - de qualquer tipo.

Candidato com Covid-19 não pode realizar a prova

A prova deste ano contará com um número reduzido de estudantes por sala para garantir o distanciamento social e diminuir as chances de contágio

Durante todo o tempo de realização da prova, os candidatos são obrigados a usar máscaras da forma correta, tapando o nariz e a boca, sob pena de serem eliminados do exame.

Quem for diagnosticado com a Covid-19 ou apresentar sintomas dessa ou de outras doenças infectocontagiosas até a data do exame, não pode comparecer. Este deve entrar em contato com o Inep, pela Página do Participante, ou pelo telefone 0800-61616, para solicitar reaplicação, em 23 e 24 de fevereiro.

O Enem 2020 terá uma versão impressa e uma digital, realizada de forma piloto para 96 mil candidatos, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias