plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
ENTREVISTA

FHC diz que Bolsonaro 'vai pagar pela que diz' e opina sobre Lula e Ciro; veja o vídeo!

Segundo Fernando Henrique Cardoso, o presidente da República “vai pagar o preço pelo que diz” sobre a pandemia da Covid-19 e o Brasil com Bolsonaro "está sem rumo".

Imagem ilustrativa da notícia FHC diz que Bolsonaro 'vai pagar pela que diz' e opina sobre Lula e Ciro; veja o vídeo! camera Divulgação

O sociólogo e cientista político Fernando Henrique Cardoso (PSDB), ex-presidente da República por dois mandatos, entre 1995 e 2002, afirmou que está disposto a apoiar um candidato que não seja do PSDB na disputa pelo Palácio do Planalto em 2022.

“Eu prefiro que seja, mas não é condição sine qua non”, afirmou em entrevista exclusiva ao portal Metrópoles. “Precisa ser alguém capaz de simbolizar um caminho mais progressista, que olhe para a maioria da população, que respeite a democracia. E que seja capaz, que inspire confiança, aqui e lá fora. Alguém que tenha musculatura suficiente para fazer as coisas andarem. Aí eu vou junto”, disse (confira a partir de 9’50”).

FHC falou das possíveis candidaturas dos tucanos João Doria e Eduardo Leite, governadores de São Paulo e do Rio Grande do Sul respectivamente: “Todos os dois têm condições, mas precisam convencer os outros de qual é o caminho”. “A essa altura da vida, eu me preocupo com a posição partidária, mas [me preocupo] mais com a posição política”, afirmou.

Fernando Henrique Cardoso, que tem se posicionado contra a reeleição do presidente Bolsonaro em 2022, indicou que também não apoia o retorno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Palácio do Planalto. Segundo ele, o Brasil não está em um momento de “repetições” (7’25).

Questionado sobre a postura de Ciro Gomes (PDT), que tem se colocado como a melhor alternativa para 2022, FHC deu sua opinião: “muita presunção” (10’07”). Sem adjetivar, o ex-presidente FHC citou o nome do apresentador de televisão Luciano Huck em diversos momentos da entrevista.

“Quem fizer [alguma mudança no país] vai ter apoio do povo. A pessoa precisa ter capacidade de agregar forças tanto do centro-esquerda ou do centro-direita, não dos extremos. O Lula pode não ser extremista, mas ele significa uma ligação de um passado que já passou. E o outro [Bolsonaro] é um presidente que já morreu… Não morreu, está vivo. Mas é um presidente que eu não gosto”, definiu (10’26).

Assista:

Pandemia de Covid-19

Fernando Henrique, que completa 90 anos em 18 de junho, afirmou que o presidente da República “vai pagar o preço pelo que diz” sobre a pandemia da Covid-19. O ex-ministro da Fazenda do governo Itamar Franco lembrou da ocasião em que o chefe do Executivo classificou o coronavírus como uma “gripezinha”, e aproveitou para criticar as constantes trocas de comando no Ministério da Saúde, órgão diretamente responsável pelo combate à crise sanitária.

Ao Metrópoles, Fernando Henrique comentou que o Brasil “sente falta de um rumo” quanto ao combate do vírus, que já matou, segundo dados divulgados nessa quinta-feira (18/3) pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), mais de 287 mil pessoas (1’56).

Ao atacar a terceira troca de comandante no Ministério da Saúde durante um ano de pandemia, FHC ponderou que considera grave o novo titular da pasta – o médico cardiologista Marcelo Queiroga – seguir os ideais do presidente Bolsonaro, já que o país “vai mal”.

“Nunca os ministros têm total autonomia, a responsabilidade sempre é do presidente, porque mesmo que você dê autonomia o ministro depende muito de você [presidente], precisa estar de acordo com a linha que ele está seguindo. O que me preocupa agora é o fato de o presidente ter trocado tantas vezes de ministro. Ele não está de acordo com nenhum ou, pelo menos, os ministros não se sentem amparados. Isso é grave, vamos ver o que vai acontecer com esse”, disse (5’46).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias