plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
AUXÍLIO EMERGENCIAL

Receber benefício sem direito pode resultar em prisão

Quem receber por engano e não devolver, também poderá ser preso

Imagem ilustrativa da notícia Receber benefício sem direito pode resultar em prisão camera Reprodução

Tentar se beneficiar com o novo auxílio emergencial pode acabar em prisão. Passar informações falsas para conseguir o benefício é crime e pode resultar em até cinco anos de cadeia. Essa punição também é válida para quem receber o valor por engano e não devolvê-lo. Nesse caso, o criminoso pode ter que pagar pena de até quatro anos.

No ano passado, cerca de 7 milhões de pessoas receberam o benefício de forma indevida, causando prejuízo de R$ 54 bilhões aos cofres públicos. As informações são do Tribunal de Contas da União (TCU). Desse total, cerca de 2,6 milhões de brasileiros foram cobrados para devolver os valores obtidos ilegalmente.

Quem receber o benefício ilegamente, será notificado para pagamento voluntário do valor recebido. Caso não haja devolução, a quantia será descontada de outros benefícios que a pessoa receber do governo, como a aposentadoria.

E em casos de envolvimento de servidores públicos, os mesmos serão julgados por improbidade administrativa. Já os trabalhadores formais poderão ser demitidos por justa causa. Nos casos de aposentados e pensionistas, os valores poderão ser descontados diretamente do INSS.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias