plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CÁRCERE PRIVADO

Idosa vivia presa em casa com ossadas, fezes e 40 cachorros

Dona da o imóvel em que a vítima vivia pode responder pelo crime de cárcere privado, maus tratos aos animais e por mantar outra pessoa em condições análogas à escravidão

Imagem ilustrativa da notícia Idosa vivia presa em casa com ossadas, fezes e 40 cachorros camera A idosa dormia em um quarto onde havia uma cama velha e quebrada, apoiada por tijolos e que sequer tinha colchão. | Divulgação

Maria das Graças de Sousa Rodrigues, de 75 anos, foi resgata na última terça-feira (13) por equipes da Polícia Civil. Ela vivia em condições subumanas numa casa em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, junto a mais de 40 cachorros e uma outra idosa que seria a dona do imóvel.

O local, além de muitas fezes no quintal, tinha também um pequeno cemitério de animais nos fundos do imóvel, com direito a lápides, onde foram encontradas algumas ossadas.

Therezinha da Silva Moraes foi identificada como a dona do imóvel. Ela também foi levada para a delegacia, e deverá responder por maus-tratos aos animais, cárcere privado e por manter outra pessoa em condições análogas à escravidão, segundo o delegado Antônio Ricardo Lima Nunes, titular da 43ª DP (Guaratiba).

VEJA TAMBÉM!

Mulher tem parada cardíaca e morre após cirurgia plástica

Cadáver usando cueca é encontrado em rio no Pará; assista!

"Deve ser autuada por maus-tratos aos animais, porque lá havia mais de 40 cães subnutridos e com fezes espalhadas por todos os lados, sem ração ou água; por cárcere privado e redução à condição análoga à escravidão.Só estamos decidindo se será situação flagrancial ou não. Ela é muito idosa e esse é um complicador. Estamos procurando um familiar dela para dar ciência do que está acontecendo e até mesmo para dar acompanhamento na audiência de custódia, se for feita a lavratura. Mas esses artigos já estão certos", afirmou o delegado.

Além disso, o delegado quer saber também se alguém ficava com o dinheiro da aposentadoria de Maria das Graças. Ele disse que ela tinha o cartão do benefício do INSS, mas afirmou que não recebia nenhum valor.

"Ela tem aposentadoria. A gente está com o cartão aqui, mas ela disse que não recebia (o benefício). Vamos apurar quem é que recebia (por ela)", disse o delegado.

Maria das Graças deixou o Maranhão há mais de 50 anos, em busca de uma vida melhor, e há mais de 30 havia perdido o contado com os familiares. Uma sobrinha da idosa, que mora Nordeste e pediu ajuda a uma moradora para encontrar a tia. Após denúncias feita por essa morada, a polícia chegou até a idosa.

Ela foi localizada na casa de dois andares e muro alto. Maria das Graças dormia num quarto onde havia uma cama velha e quebrada, apoiada por tijolos e que sequer tinha colchão. O cômodo era dividido com os cachorros. Ela estava mal vestida, suja, com um dos pés descalços e com uma imensa cabeleira coberta por um pano.

Maria das Graças vai ficar temporariamente com parentes no Rio e depois será levada para o Maranhão, onde vive uma outra irmã. Na delegacia ela tomou um banho e trocou de roupa.

A presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Teresa Bergher (cidadania), informou que vai acompanhar a investigação policial sobre a idosa e entrará em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social, para que de algum auxílio à mulher.

"O poder público precisa ajudar esta senhora e agir com firmeza para impedir que aconteçam outros casos desumanos como este. Encarcerar uma pessoa para ficar com o seu benefício é um crime bárbaro que deve ser combatido", disse a parlamentar.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias