O relator da CPI da Covid-19 foi definido na manhã desta sexta-feira (16). O senador Renan Calheiros (MDB-AL) foi escolhido para assumir o cargo. A comissão de investigação ficará sob o comando do senador Omar Aziz (PSD-AM). As informações foram confirmadas pela assessoria de imprensa do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que assumirá a vice-presidência do colegiado. 

A finalidade do colegiado é investigar se o governo federal cometeu irregularidades na conduta da pandemia, principalmente no colapso ocorrido em Manaus. O município amazonense enfrentou uma grave crise com falta de oxigênio e outros insumos hospitalares. Além disso, serão apurados se houve desvio de recursos federais nos repasses a estados e municípios. 

Ainda não foi definido se os trabalhos da CPI serão realizados de forma remota, semipresencial ou presencial. De acordo com o relator, o Planalto está usando a discussão como uma forma de ganhar tempo e "empurrar com a barriga" a investigação. 

"Não haverá problema algum em fazer semipresencial. A maioria das coisas em CPI podem ser feitas remotamente", disse Renan.

Foto: Reprodução/Agência Senado

MAIS ACESSADAS