plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
VEJA AO VIVO

Depoimento de Wajngarten é marcado por contradições

Omar Aziz ameaçou encerrar o depoimento de Wajngarten, dizendo que oitiva estava "prejudicada" devido a contradições do ex-secretário com a entrevista dele à revista Veja

Imagem ilustrativa da notícia Depoimento de Wajngarten é marcado por contradições camera À Veja, Fabio Wajngarten disse que abriu as portas do Planalto aos diretores da Pfizer e que a gestão de Pazuello foi incompetente e ineficiente | Marcos Oliveira - Agência Senado

O publicitário Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação da Presidência no governo Bolsonaro, está sendo ouvido hoje (12) por senadores na CPI da Pandemia. A convocação de Wajngarten foi motivada por declarações do secretário à revista Veja, publicadas no dia 23 de abril. Durante a entrevista, ele afirmou que a gestão do ministro Eduardo Pazuello foi marcada por "incompetência e ineficiência".

Wajngarten revelou à Veja que, em setembro do ano passado, quando a Covid-19 já matava 750 brasileiros por dia, soube que a farmacêutica Pfizer havia encaminhado uma carta ao governo oferecendo 70 milhões de e doses de sua vacina, que se encontrava em fase adiantada de testes nos Estados Unidos. O Ministério da Saúde, porém, não se interessou pela proposta, nem ao menos respondeu a carta. Wajngarten levou o caso ao conhecimento do presidente Bolsonaro, que o autorizou a negociar pessoalmente as bases de um contrato com a empresa. O secretário afirmou que se reuniu com diretores da Pfizer, discutiu cláusulas, conseguiu reduzir preços, obteve compromissos de antecipação da entrega de volumosos lotes do imunizante, mas o acordo não prosperou.

CPI da Covid: Wajngarten pode complicar Pazuello; assista!

Com base nas informações contidas na matéria da revista Veja, o relator da CPI da Pandemia, Renan Calheiros (MDB-AL), questionou o ex-secretário de Comunicação da Presidência da República sobre sua participação em negociações de vacinas com a Pfizer. Wajngarten afirmou que suas ações tinham o objetivo de destravar burocracias, sem influenciar em outras áreas.

Em seu depoimento à CPI da Pandemia, Fábio Wajngarten – contrariando o conteúdo da reportagem da revista – afirmou que nunca participou de negociações para compra de vacinas, mas disse que ajudou a criar atalhos para que a população brasileira tivesse o melhor imunizante.

Wajngarten disse também que nunca houve interferência de outros setores do governo na Secretaria de Comunicação e nas campanhas relacionadas à pandemia. O ex-secretário declarou também que não houve ação que desestimulasse medidas de isolamento ou que atribuísse culpa aos governadores.

O impacto de declarações do presidente Jair Bolsonaro em relação às vacinas foi motivo de impasse no depoimento do ex-secretário de Comunicação da Presidência. Ele afirmou que a medição de um impacto da declaração do presidente depende de diversos fatores, mas o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), cobrou objetividade na resposta.

No início da tarde, Omar Aziz ameaçou encerrar o depoimento de Wajngarten, dizendo que oitiva estava "prejudicada" devido a contradições do ex-secretário com a entrevista dele à revista Veja. Mas decidiu continuar, após apelo dos senadores.

Acompanhe ao vivo o depoimento de Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação da Presidência no governo Bolsonaro, na CPI da Pandemia

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias